Há alguns dias noticiámos que a Google e Samsung se juntaram para criar um novo processador, de forma a fugir às garras da Qualcomm que é inegavelmente uma das grandes culpadas pela recente escalada de preços no mundo dos smartphones, ao obrigar todas as grandes fabricantes a adotar as redes de nova geração 5G, visto que o Snapdragon 865 obriga à implementação do modem dedicado 5G X50.
Como deve saber, com a implementação do 5G desta forma, é preciso aumentar o número de antenas, tamanho da bateria, arranjar espaço para o SoC e Modem dedicado, etc… Tudo coisinhas boas, mas caras.
A Google está mesmo a criar o seu próprio processador! Adeus Qualcomm?
Dito isto, caso não saiba, a Google decidiu recusar a oferta da Qualcomm (SD865) para os seus novos Pixel, por achar o chip demasiado caro para a situação atual do mercado (fonte), metendo a sua equipa imediatamente a trabalhar em várias alternativas! Onde podemos incluir usar um SoC de gama média da Qualcomm, o Snapdragon 855+ do ano passado… Ou a solução mais interessante e mais forte, que passa por partir para o desenvolvimento de um novo SoC super poderoso em parceria com a Samsung, que por sua vez já está a preparar as suas linhas de produção de 5nm.
Em suma, alguns rumores e ‘leaks’ sugerem o desenvolvimento de um novo SoC para a próxima geração de smartphones Pixeis, mas também os próximos Chromebooks da empresa.
Ou seja, a Google quer replicar o sucesso que a Apple tem tido na implementação dos seus próprios designs. Algo que os fãs aprovam, ao fim ao cabo, mais concorrência no mercado é quase sempre uma coisa boa.
Entretanto, segundo as mais recentes informações, o novo chip deverá ter o nome de ‘Whitechapel’. Sendo um processador ARM baseado no processo de 5nm, mas também na tecnologia de aprendizagem máquina da Google. Aliás, é provável que uma parte significativa do chip seja focada na performance do Google Assistente.
Será que a mudança para chips ‘by Google’ irá melhorar a experiência no mundo Android? Será que vamos ter uma replicação da otimização que a Apple faz nos seus próprios produtos, onde controla o Software e o Hardware? Isto poderá ser um completo ‘game changer’.
Nota: Ainda não fazemos ideia se a Samsung também vai estar interessada na implementação deste chip nos seus aparelhos, ou se vai continuar a apostar nos seus Exynos. (Curiosamente, um dos primeiros rumores mencionava o facto deste SoC Google + Samsung ser no fundo um chip Exynos, algo que perde força agora)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!