Desde que tudo isto do COVID-19 começou, o Zoom é provavelmente uma das plataformas de vídeo-chamadas mais utilizadas em todo o mundo. E tendo em conta que o número de utilizadores cresceu dos milhares para o milhões, as falhas de segurança que tanto assusta as pessoas não tardaram a aparecer.
Dito isto, sabemos que mesmo depois da própria plataforma já ter afirmado que se encontra a trabalhar apenas e só em novas melhorias a nível de segurança. Os problemas têm aumentado cada vez mais, assim como o seu nível de gravidade. Afinal de contas, desta vez foram encontradas 500.000 contas Zoom à venda na Dark Web.
Usa o Zoom? Foram encontradas 500.000 contas à venda na Dark Web!
Portanto, esta foi apenas mais um falha na segurança da plataforma encontrada exatamente por uma empresa que cuida de casos como este. E se por acaso tem uma conta activa na plataforma Zoom neste momento, poderá também ela fazer parte deste leque de 500.000 contas à venda na Dark Web.
Dito isto, já é sabido que algumas pessoas das universidades de Vermont, Colorado, Dartmouth, e Lafayette têm as suas contas a ser partilhadas de forma gratuita, e algumas até a ser vendidas. O que é claramente uma situação bastante grave e que poderá servir como alarme para outras plataformas de vídeo-chamadas.
Por fim, sabemos que a direção do Zoom ainda não se prenunciou acerca deste assunto e nem teceu qualquer tipo de comentário. Contudo, lançou uma nova atualização após o sucedido que permite a todos os seus utilizadores com contas pagas de ativar e desativar regiões. Ou seja, ninguém poderá sair da sua região padrão, mas isto ajudará de certa forma a que o utilizador tenha um maior controlo sobre a sua própria conta.
Em suma, este tipo de situação é extremamente grave. Principalmente num momento como este, onde várias escolas em todo o mundo, começam o terceiro período através das chamadas aulas virtuais e com a grande ajuda da plataforma Zoom.
Portanto, mantenha-se atento ao desenrolar da situação, e proteja a sua conta no Zoom (caso ela já exista) da melhor forma possível.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!