Tivemos muito boa a gente a ser enviada para casa, devido a epidemia que todos nós bem conhecemos e odiamos. O que claro está, fez aumentar a procura por componentes, portáteis e PCs Desktop, devido à necessidade de trabalhar (ou jogar :P) em casa com qualidade. Algo que supostamente deveria ajudar o mercado de computadores a crescer no primeiro trimestre do ano, não é? Aparentemente não…
- Zhaoxin x86: Abram alas aos processadores Chineses!
- Já conhecemos os preços dos novos Intel Core 10000! Surpresa?
Mesmo com um aumento na procura, mercado de PCs caiu!
Portanto, parece que aquilo que poderiam ser boas notícias para o mundo dos computadores, foi ‘estragado’ pelos problemas de produção da Intel, mas também pelos problemas de produção na China, que obviamente é a grande fornecedora global.
Ou seja, tendo como base um relatório da Canalys, as grandes fabricantes de PCs do planeta enviaram cerca de 53.7 milhões de máquinas para o mercado no primeiro trimestre de 2020. Uma queda de 8% em relação ao mesmo período do ano passado. Aliás, é a maior queda desde o primeiro trimestre de 2016.
Dito tudo isto, a Lenovo, HP e Dell lideram a indústria com 12.8 milhões, 11.7 milhões e 10.5 milhões, respetivamente. Curiosamente, a Apple foi a que mais sofreu, perdendo 21% (ano após ano).
Ainda assim, a Intel não é a única culpada no meio disto tudo, visto que várias fábricas Chinesas foram impossibilitadas de voltar a produzir após o novo ano lunar, o que claro está, arruinou os níveis de produção global. Contudo, com as coisas mais normalizadas em território Chinês, é provável que o segundo trimestre já mostre algumas melhorias, caso a procura se mantenha. (Isto é um grande se, visto que a provável recessão pode arruinar os níveis de procura no mercado tecnológico.)
Mesmo com o aumento na procura, mercado de PCs caiu! – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!