Já conhece a aplicação Coughvid? Deteta se está infetado pela tosse!

Apesar de a cada dia que passa vermos que o número de infetados por COVID-19 cresce cada vez mais, a realidade é que esse assustador número não cresce ainda mais, porque os testes disponíveis em cada país ainda são muito limitados. Algo que infelizmente faz com que o vírus se propague ainda mais de pessoa para pessoa, uma vez que não existe conhecimento de infeção até que sejam apresentados os primeiros sintomas.

Dito isto, sabemos que várias empresas têm tentado ajudar a detetar se uma determinada pessoa está ou não infetada com o vírus. E depois de termos visto uma aplicação que faz o seu prognóstico apenas através da voz. Parece que agora chegou o Coughvid, que consegue detetar sinais de infeção apenas através da tosse.

Já conhece a aplicação Coughvid? Deteta se está infetado através da tosse!

Portanto, é claro que o resultado dado por uma determinada aplicação nunca é 100% certo, ou pelo menos, não é tão certo como visitar um laboratório e tirar as dúvidas. No entanto, ainda assim dá para fazer um pequeno despiste na sua própria casa sem correr riscos de infeção na rua.

Assim, sabemos que a aplicação Coughvid foi criada na Suíça por um grupo de cientistas, funcionando à base de inteligência artificial, com a capacidade inovadora de conseguir analisar o som da tosse humana e determinar se está ou não infetado pelo COVID-19. Para além disso, são ainda pedidas outras informações nomeadamente sobre o sexo da pessoa, idade e se tem doenças antecedentes. Para perceber de facto qual a gravidade da situação.

Por fim, sabemos que este grupo de cientistas escolheu detetar a tosse porque é este um dos sintomas mais comuns apresentados pelos infetados por COVID-19. E como tal, é mais fácil fazer um prognóstico ao comparar o som da tosse destas pessoas com as já infectadas pelo vírus.

Coughvid



Em suma, esta aplicação ainda se encontra em desenvolvimento, podendo chegar ao mercado já durante as próximas semanas. No entanto, será baseada na Web onde será preciso um dispositivo compatível com o navegador e ainda um microfone para fazer o teste.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Alexandre Pereira
Bruno Alexandre Pereira
A tecnologia é um mundo que gosto de estar sempre a descobrir. Interesso-me por todos os temas, embora os jogos sejam a minha praia. Prometo trazer-vos todos os dias as melhores novidades que encontrar.

Leia também