Confusão? NVIDIA atualizou ’em silêncio’ as suas placas RTX Mobile!

A NVIDIA lançou muito recentemente as suas novas placas gráficas GeForce RTX 20 Super Mobile, apostando em mais performance mas também em novas funcionalidades. No entanto, parece que além dos novos modelos ‘Super’, a NVIDIA também decidiu refrescar outras placas mais antigas… Algo que poderá criar alguma confusão no mercado, num futuro bem próximo.



NVIDIA decidiu atualizar ‘silenciosamente’ as suas placas RTX Mobile!

NVIDIA

Portanto, com esta atualização não anunciada, temos agora uma versão ‘Max-P‘ (Max-Performance?) no leque as placas lançadas originalmente em Janeiro de 2019, para as versões RTX 2060, RTX 2070 e RTX 2080. Similarmente, temos também uma outra revisão ‘Max-Q‘, que aparentemente tem o objetivo máximo de trazer a eficiência máxima da arquitetura para o mundo dos portáteis… O que claro está, tem um preço a pagar! Neste caso, quem sofre é a performance, devido ao facto de ser placas gráficas limitadas no consumo energético (65W~90W).

Além de tudo isto, temos também as mais recentes RTX Super que foram lançadas e devidamente anunciadas no dia 2 de Abril. GPUs que não só trazem mais núcleos de processamento CUDA, como também uma maior eficiência energética (1.25V em comparação com 1.35V da geração passada), memória GDDR6, DynamicBoost, e suporte a Optimus.

Então, muito resumidamente, que refresh silencioso foi este às RTX 20 Mobile ‘não super’?

Em suma, a NVIDIA decidiu fazer ‘refresh’ a algumas das placas gráficas RTX 20 Mobile que já estavam no mercado, nomeadamente as GeForce RTX 2060 e RTX 2070 lançadas em Janeiro de 2019. Muito resumidamente, estas placas receberam alguns dos bónus das recentes ‘Super’, ao contar agora com memória GDDR6, recebendo também um aumento no TGP.

Assim, como deve imaginar, apesar de terem o mesmo exato nome das versões originais… A performance das novas placas vai ser significativamente maior! Algo que poderá trazer alguma confusão para o mercado, quando os consumidores forem comparar portáteis com a mesma exata placa gráfica (no papel).

É que mesmo tendo em conta que o número de processadores CUDA é o mesmo, a RTX 2060 subiu o TGP para os 115W (de 90W). O que claro está também irá resultar num aumento significativo de frequências no GPU, visto que além da subida do TGP, a memória GDDR6 também é mais eficiente. A mesma coisa acontece com a RTX 2070 Mobile.

Por isso, no futuro, se por acaso for comprar um portátil com uma destas placas gráficas mobile, é boa ideia perceber que modelo estão a comprar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também