(Apple vs Google) Steve Jobs odiava o Android! Sabe porquĂȘ? – Sabia que hĂĄ muitos anos atrĂĄs, Steve Jobs olhava com bons olhos para a Google e para os seus esforços no mercado? AliĂĄs, a personalidade mais famosa do mundo Apple atĂ© foi convidado para CEO da agora gigante da pesquisa, recusando, mas retendo uma posição de ‘mentor’.
No entanto, quando a Google apostou forte e feio no sistema operativo mobile Android, a relação azedou! Sabe porquĂȘ?
Se por acaso pensa naquilo que Steve Jobs achava sobre Android, é provåvel que se lembre desta afirmação:
- “Vou gastar todos os cĂȘntimos dos 40 mil milhĂ”es de dĂłlares que a Apple tem no banco, para corrigir isto. Vou destruir o Android porque Ă© um produto roubado. Estou disposto a começar uma guerra termo-nuclear!”
Apple vs Google – O Ăłdio Ă© bem conhecido, mas qual foi a razĂŁo por detrĂĄs de tudo isto?
Para Steve Jobs, apesar do Android ter vĂĄrios nomes de doces por cada nova versĂŁo, o Ășnico sabor que Jobs tinha na boca… Era de azeda traição! Vamos olhar um pouco para a histĂłria.
- O que Ă© o Sistema Operativo Google Android? O que sĂŁo os GMS?
- (Opinião) iPhone 11 Pro: Passados 6 meses, a maçã ainda estå boa?
Primeiramente, nesta longa história, em 2001, os fundadores da Google tiveram uma reunião com Steve Jobs para o convidar para a posição de CEO. Claro que Steve recusou! No entanto, como disse em cima, reteve uma posição de mentor para ajudar a empresa a crescer, graças à relação de amizade com todos os envolvidos no projeto.
Isto porque, na altura, Steve Jobs olhava para a Google com bons olhos, uma empresa com muito de bom, e que em nada ameaçava a Apple no mercado.
Contudo, em 2004, a Apple começou a desenvolver o primeiro iPhone! Um projeto super secreto, que era conhecido por apenas algumas personalidades dentro da empresa. Entretanto, em 2005, a Google comprou o SO Android, numa altura em que ninguém sabia muito bem o que o software tinha para oferecer. Os rumores apenas mencionavam que era um software e SO para aparelhos sem fios. Nesta altura, nem Steve Jobs sabia o que a Google andava a tramar.
Curiosamente, em 2006, o CEO da Google (Eric Schmidt) entrou para a administração da Apple, mostrando existirem ainda grandes laço de amizade entre Steve Jobs e os responsåveis pela Google. Curiosamente, a partir desta altura, a Google começou a colaborar com a equipa do iPhone, para conseguir levar o Google Maps para o inovador smartphone. (Contudo, não foram partilhados grandes detalhes acerca do aparelho propriamente dito. Especialmente acerca do design. Uma salvaguarda que muito provavelmente salvou o iPhone de um concorrente a sério logo no seu lançamento.)
2007, o ano de lançamento do iPhone!
Quando o primeiro iPhone foi lançado, o mundo mobile mudou, e os consumidores ficaram loucos! No entanto, a Google andava a trabalhar neste protótipo Android! (Imagem em baixo)
Por isso, depois do iPhone ter sido apresentado, a Google decidiu revelar as suas reais intençÔes! Apostando tudo o que tinha no mundo Mobile, ordenando Ă s equipas de engenharia que começassem a trabalhar em aparelhos com ecrĂŁ touch, esquecendo completamente os botĂ”es, visto que esse mundo estava agora morto… Morto pela Apple claro estĂĄ.
Ainda assim, mesmo apĂłs esta ‘ordem’, Steve Jobs acreditava que o Android da Google era apenas um ‘hobby’, nĂŁo olhando para os ‘amigos’ como rivais sĂ©rios. Mas rapidamente isto mudou, quando os primeiros designs da equipa de engenharia começaram a ser revelados.
Foi depois disto, que Steve Jobs revelou o que pensava acerca de tudo isto! AliĂĄs, numa reuniĂŁo bastante ‘quente’ em 2008, Jobs ameaçou os executivos da Google que iria levar o caso para tribunal. Se por acaso avançassem com aparelhos com ecrĂŁ multi-touch.
Contudo, a Google ignorou completamente as ameaças, visto que o mundo mobile era demasiado lucrativo, e claro, a pesquisa na Internet iria mudar completamente, com a introdução do smartphone! Este era um comboio que a Google não podia mesmo perder.
Depois de tudo isto, os aparelhos começaram a melhorar cada vez mais, e aqui Steve Jobs começou a ficar realmente preocupado, começando a criticar fortemente o Sistema Operativo publicamente. Ora leia a afirmação:
“A Google escolheu entrar no nosso mercado. NĂłs nĂŁo entrĂĄmos no mundo da pesquisa. NĂŁo se deixem enganar, eles querem matar o iPhone. Tudo o que dizem de nĂŁo serem ‘Evil’ (MalĂ©ficos), Ă© tudo mentira.”
Logo a seguir a esta afirmação de Jobs, no mesmo mĂȘs, a Google lançou uma atualização para o Nexus One, quebrando qualquer hipĂłtese de ‘paz’ entre as duas empresas… A capacidade multi-touch.
Em suma, foi assim que tudo aconteceu, sendo esta a razĂŁo pela qual Steve Jobs queria destruir o Android da Google. Contudo, quando Jobs faleceu e Tim Cook tomou o leme, ficou evidente que as duas empresas estĂŁo agora focadas no seu prĂłprio nicho, deixando as bicadas para os fĂłruns e redes sociais.
(Apple vs Google) Steve Jobs odiava o Android! Sabe porquĂȘ? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo nos comentĂĄrios em baixo.
Receba as notĂcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. Ă grĂĄtis!