Nos últimos dias falámos muito do WhatsApp na Leak. Primeiro, porque foram impostos alguns limites para haver menos sobrecarga nesta plataforma. Depois pelas novidades que chegaram hoje à versão beta. Agora temos um aviso muito sério. Estão a roubar várias contas no WhatsApp colocando os donos delas em risco e também amigos e família.
WhatsApp: estão a roubar várias contas. Veja como impedir!
De acordo com o The Telegraph, algumas pessoas têm estado a roubar contas do WhatsApp através de um método chamado hack social. Este hack social é quando um atacante utiliza uma conta do Facebook, Instagram ou Telegram para contactar as vítimas passando-se por amigo ou familiar.
O ataque com esta falha no WhatsApp começa com o código de verificação de segurança de seis dígitos que recebemos numa SMS enviada por esta plataforma. É aí que tudo fica feio.
Os utilizadores mal intencionados usam uma conta já atacada para entrarem em contato com as vítimas como se fossem amigos ou familiares. A comunicação pode ocorrer através de qualquer plataforma como o Facebook.
Assim, os atacantes fingem não ter recebido o código de verificação de segurança no número que indicaram por causa de problemas com o smartphone. Depois perguntam às vítimas se o podem receber, por eles. Claro que para isto as vítimas dão o número de smartphone aos criminosos. Logo a seguir os criminosos pedem o código que as vítimas receberam por SMS e pronto. Perderam o acesso à conta!
O problema não é completamente novo, já que alguns relatos mencionam problemas em 2018. No entanto, o recente aumento no uso do WhatsApp devido ao surto de coronavírus levou a que esta falha se espalhasse novamente com uma grande rapidez.
Como evitar este roubo?
Em primeiro lugar temos de estar sempre atentos e de pé atrás. Anda assim, o WhatsApp aconselha as pessoas a nunca cederem o seu código de verificação de segurança. Para além disso, será também boa ideia ativar a autenticação de dois fatores. Assim, já será muito difícil roubarem a sua conta com esta falha no WhatsApp.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!