É inegável que a grande aposta de qualquer smartphone de gama alta (e até alguns de gama média), é a sua performance fotográfica! Temos cada vez mais câmeras, cada vez mais mega-píxeis, e módulos cada vez mais grossos. No entanto, apesar deste super foco das fabricantes, parece que a câmera frontal nunca vê grande evolução! O que na verdade, mete alguma confusão a alguns consumidores… Visto que num mundo tão dominado pelas famosas selfies, com as redes sociais a dominar grande parte da nossa vida. Porque razão é que as fabricantes não dão mais peso a este componente?
Porque é que não vemos mais esforços neste campo, como aquilo que a ASUS fez no ZenFone 6, ao levar o mesmo sistema de câmeras traseiras para o ‘selfie game’ dos consumidores?
(Especial) Porque razão é que a câmera frontal é sempre mais fraca?
Portanto, a câmera frontal é uma quase sempre uma preocupação para as fabricantes, primeiramente devido ao seu tamanho, e depois devido ao seu custo. Ao fim ao cabo, na grande corrida ao ecrã infinito, ninguém quer ter uma câmera gigante mesmo à frente dos olhos dos clientes. Especialmente quando nem todos os utilizadores fazem questão de usar este pequeno componente.
É por isso que existe um grande esforço para esconder a câmera frontal ao máximo, seja num pequeno orifício do ecrã, em uma ‘notch gota de água’, ou até num módulo ‘pop-up’. Aliás, até há quem esteja a tentar esconder a câmera debaixo do ecrã OLED. Ou seja, a câmera frontal é mais um empecilho do que algo a salientar na folha de especificações.
Contudo, de forma bem curiosa, isto tem uma razão de ser… É que a câmera frontal já é demasiado boa para o seu propósito original.
Em suma, porque razão é que a resolução (Mega-píxeis) da câmera frontal é mais baixa em relação às câmeras traseiras? Porque as resoluções atuais são mais do que suficientes para a utilização ‘normal’! Ao fim ao cabo, para selfies ou simples video-chamadas, não é necessária uma maior resolução.
Aliás, seria terrível para as fornecedoras de rede móvel ter câmeras frontais de alta resolução, porque iria aumentar significativamente os requisitos de transferências de dados para chamadas de vídeo, Skype, FaceTime, Videoconferências, etc… O que claro está, também poderia acabar por encarecer o plano de dados mensal.
Muito resumidamente, as câmeras traseiras é que mandam no mundo da fotografia dos smartphones. Porque são utilizadas para vários tipos de captura de imagem.
Entretanto, a câmera frontal foi originalmente adicionada para video-chamadas, algo que nunca preciso de grande resolução. Claro que mais tarde ganhou popularidade com as selfies… Mas ainda assim, porque seria necessária mais resolução? Está a pensar tirar fotos para cortar e fazer zoom ao seu Nariz em HD?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!