Temos sido alertados para diversos sintomas do COVID-19. Fala-se da febre, da tosse, mas estes sintomas não são muito comuns, especialmente entre os pacientes mais jovens. Dito isto, há dois sintomas que têm estado presentes nas classes etárias mais novas e que consistem na perda de um ou dois sentidos. Falo do olfato e do paladar.
Atenção! Há dois sintomas do COVID-19 que todos estão a ignorar!
A Associação Britânica de Otorrinolaringologia, que representa especialistas em otorrinolaringologia e otorrinolaringologia, afirma que pacientes assintomáticos, ou seja, os que não têm febre ou tosse, podem apresentar uma perda de sentidos. De facto, num comunicado lançado este fim-de-semana eles revelaram alguns pormenores. “Outros países mostraram-nos que os pontos de entrada para o coronavírus normalmente são os olhos, nariz e garganta. Também identificámos novos sintomas (perda do olfato e paladar) que pode significar que pessoas sem outros sintomas, mas com a perda destes sentidos, podem ter que se auto-isolar – novamente para reduzir a propagação do vírus”.
Este aviso chegou depois que dois consultores desta associação terem dado positivo para coronavírus. Pensa-se que os especialistas “provavelmente” tenham sido infectados no decorrer de seu trabalho diário e através de pessoas que não apresentavam sintomas regulares. A perda do paladar ou do olfato pode ser sintoma do Covid-19.
De acordo com as diretrizes atuais, qualquer pessoa que tenha uma temperatura alta ou tosse contínua deve ficar isolada para impedir a propagação da nova doença. Deve também entrar em contacto com a linha Saúde 24. 808 24 24 24. No entanto, um dos principais otorrinolaringologistas ingleses, o professor Nirmal Kumar, afirma que os jovens podem ser mais propensos a novos sintomas.
Numa declaração à cadeia de televisão britânica Sky News ele refere que os jovens não apresentam sintomas significativos, como tosse e febre. Dito isto podem ter apenas a perda do sentido do olfato e do paladar, o que sugere que esses vírus estão alojados no nariz”.
Procura mais informações sobre o COVID-19? Leia também:
COVID-19: Veja onde há frescos, mercearia e produtos de higiene!
Coronavírus: afinal como nasceu o hábito de lavar as mãos?
COVID-19: Descubra agora mesmo na DGS se pode estar infetado
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!