Como deve saber, quando o assunto é processadores mobile, a Apple está quase sempre na linha da frente! Afinal de contas, esta é uma das principais razões para o iPhone ser aquilo que é no mercado.
Dito isto, depois de um salto de performance bastante ‘curto’ nas últimas 2 gerações (iPhone XS -> A12 e iPhone 11 -> A13), parece que a Apple está pronta a dar um salto como deve de ser, quebrando alguns recordes pelo caminho!
(iPhone 12) O chip Apple A14 vai ser o primeiro a ultrapassar a barreira dos 3GHz
Portanto, o ainda não lançado nem sequer anunciado Apple A14, deverá ser o primeiro processador mobile baseado em núcleos ARM capaz de exceder os 3GHz de frequência! Ou seja, o sucessor ao atual chip A13 que dá vida ao iPhone 11 e iPhone 11 Pro, deverá chegar aos 3.1GHz, isto segundo um recente leak de benchmark do programa GeekBench 4.
Para ter noção do aumento de frequência, estamos a falar de um 400MHz, visto que o atual A13 Bionic chegou ao mercado capaz de chegar aos 2.7Ghz.
O que quer isto dizer?
Muito resumidamente, além das melhorias arquiteturais, a performance do Apple A14 irá subir 25% em single-thread, e 33% em multi-thread. Um aumento de performance bastante significativo, se tivermos em conta os resultados dos smartphones de topo atuais.
Curiosamente, além do aumento de performance e frequência. Os novos Apple A14 também deverão ser vastamente mais eficientes devido ao uso do novÃssimo processo de 5nm da TSMC. (A produção em massa deverá começar já no próximo mês de Abril)
Além de tudo isto, é também provável que a Apple comece a apostar forte e feio na integração destes mesmos chips nos seus portáteis MacBook, para fugir ao domÃnio da Intel e AMD neste espaço.
(iPhone 12) O chip Apple A14 vai ser o primeiro a ultrapassar os 3GHz – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!