Os smartwatches fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, devido ao facto de poderem ser utilizados para uma série de coisas. Desde as mais simples como ver apenas as horas e notificações do seu dia a dia, ou até mesmo para medir o seu ritmo cardíaco e ajudá-lo com algumas questões de saúde.
Dito isto, como é normal, existem uma série de marcas bastante conhecidas do mundo dos smartphones, que decidiram tentar a sua sorte com a criação de vários modelos de relógios ‘smart’. Como é por exemplo o caso da Apple, Samsung e até a Huawei.
Contudo, com uma oferta tão grande e diversificada fica complicado para o utilizador fazer a escolha mais acertada na hora de meter a carteira em cima da mesa e finalizar a compra.
Google WearOS promete apostar na saúde e no Fitness em atualizações futuras! Portanto, se por acaso é um amante de desporto, este poderá ser um sistema operativo a ter em conta!
É caso para dizer que a rivalidade entre as várias marcas no mundo dos Smartwatches é mais do que muita. Onde cada uma delas tenta ao máximo proporcionar o melhor serviço possível ao utilizador (À sua própria maneira). Ao tentar implementar novas funcionalidades, ao mesmo tempo que é feito um grande esforço na melhoria da autonomia destes produtos.
Dito tudo isto, o sistema operativo WearOS da Google é um caso estranho no meio de tudo isto. Visto que é um dos SOs mais antigos, apesar de ter uma quota de mercado um pouco aquém do esperado. Sim, é verdade que nos últimos tempos temos visto alguns esforços para acompanhar o ritmo de outros SOs como o WatchOS da Apple ou até mesmo o Tizen OS da Samsung. Mas ainda nada forte o suficiente para mudar a tendência do mercado… É por isso que a Google decidiu apostar nas funcionalidades de Fitness e Saúde para as atualizações futuras.
No entanto, as novidades não ficam por aqui! Isto porque, serão os próprios utilizadores a escolher quais as novas funcionalidades que pretendem ver no Google WearOS no futuro. Sendo que a decisão será feita mais tarde com base no feedback geral.
Mas eis algumas das sugestões já feitas pelos utilizadores:
- Alerta para os níveis de oxigenação no sangue.
- Alertas inteligentes com alarmes propositadamente marcados para determinadas horas para um ciclo de sono organizado.
- Detectar apneia do sono, monitorizando se existe ou não algum tipo de irregularidade respiratória durante a noite.
- Monitorizar a pulsação e alertar caso se verifique valores acima ou abaixo da média.
Em suma, ainda não se sabe ao certo quais serão as novas funcionalidades a ser implementadas no WearOS da Google. No entanto, espera-se que a decisão seja tomada em breve e que algumas das sugestões acima referidas façam parte da escolha da empresa.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!