Na passada sexta feira, tivemos um curioso anúncio da Microsoft acerca daquilo que a empresa está a planear para o futuro da assistente IA Cortana no Windows 10. Afinal de contas, parece que a aposta na funcionalidade vai ser agora mais limitada, ou pelo menos bem diferente.
Microsoft vai limitar seriamente a assistente Cortana no Windows 10
Portanto, Andrew Shuman (Vice Presidente do departamento Cortana) disse que a experiência irá agora contar com uma janela de conversação para ajudar os utilizadores a gerir melhor o seu tempo e tarefas. Por exemplo, com a nova atualização vai ser possÃvel perguntar à assistente qual é a próxima entrada no calendário, ou que tarefa urgente é preciso começar a fazer.
Algo que parece uma excelente ideia, mas que na verdade também parece bem mais limitada em comparação com os planos originais da Microsoft para a Cortana. Ora leia:
“A Cortana vai continuar a ir buscar respostas ao Bing, a meter alarmes e temporizadores, abrir aplicações, ajustar definições. E até vai continuar a mandar piadas para partilhar com os seus colegas, amigos e famÃlia.”
Isto é tudo muito giro, mas o que é interessante é reparar nas funcionalidades que a Cortana vai perder!
Em suma, a assistente vai perder algumas capacidades bastante interessantes, como a parte de estar ligada a todos os aparelhos em sua casa, o facto de deixar de responder a comandos musicais, entre outras funcionalidades disponÃveis graças à s aplicações de terceiros.
Além disto, a Microsoft também vai ‘matar’ a Cortana nas versões mais antigas do Windows. Similarmente, também vai remover os seus serviços do Microsoft Launcher para Android no fim do mês de Abril.
Como se isto não fosse suficiente, o acesso também vai ser agora mais restrito. Ou seja, vai ser obrigatório estar na sua conta pessoal, de trabalho ou escolher, para utilizar o assistente digital.
A Microsoft tratou tudo isto como uma mudança positiva… Mas a verdade é que isto é uma autêntica desistência da gigante do Software.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!