A Sony anunciou ontem o seu novo topo-de-gama. No entanto, não revelou o preço. Ainda assim, o site ArsTechnica já revelou tudo o que havia para saber. Ou melhor, tudo o que faltava saber. Dito isto, o Sony Xperia 1 II vai custar 1.199 euros na Europa.
Preço do Sony Xperia 1 II é uma surpresa pouco agradável
Olhando para o preço, facilmente percebemos que vai concorrer diretamente com o Galaxy S20 Ultra. No entanto, esperávamos que a Sony atribuísse um preço inferior a 1000 Euros a este equipamento.
Isto não são propriamente boas notícias para a empresa, já que a marca de smartphones da Sony não é tão forte quanto costumava ser. Um preço mais baixo tornaria este equipamento ainda mais apetecível, o que poderia contribuir para aumentar a participação no mercado.
De facto, competir com empresas como a Samsung e a Apple com este preço não é uma boa ideia. Isto apesar desta aposta da Sony estar uma bomba.
Este fabricante mantém a aposta na resolução 4K. Dito isto, temos um painel de 6,5 polegadas com uma proporção de 21,5:9. Continua a ser um painel OLED com suporte para vídeo HDR. Ainda assim não temos uma taxa de atualização de 90 Hz ou 120 Hz, apesar de ter um truque na manga.
É que a Sony utilizou uma tecnologia de redução de desfocagem para fazer com que os movimentos pareçam nítidos e limpos. A Sony afirma que o resultado é equivalente a uma taxa de atualização de 90 Hz. Ele vem ainda com um modo especial que deve controlar um pouco as cores vibrantes do OLED e fornecer uma imagem mais natural.
Na parte traseira temos um trio de câmeras de 12 MP – uma grande angular, outra super grande angular e também uma telefoto. Mas agora também temos uma câmera ToF que deve funcionar até 5 metros, detectando o tamanho dos objetos, extremidades e posicionamento. Isto garante mais precisão para as aplicações de realidade aumentada e ajuda também nos efeitos de desfocagem quando tiramos fotos no modo retrato. O mesmo é válido para os vídeos.
Ainda neste campo, a Sony está muito orgulhosa da focagem automática e da tecnologia de exposição automática deste equipamento.
Dito isto, o Xperia 1 II é capaz de realizar medições de AF/AE 60 vezes por segundo. Isto está associado à capacidade do smartphone fazer até 20 disparos consecutivos num segundo – o mais rápido num telemóvel até o momento.
Entretanto a Sony quer que todos os seus equipamentos funcionem num ecossistema. Assim, poderá emparelhar o Xperia 1 II com uma câmara Alpha e usar o smartphone como visor e obturador remotos.
O modo Photography Pro é também muito semelhante aos utilizadores de câmaras Alpha.
Quanto ao vídeo, temos suporte para gravação HDR. Não há suporte para 8K, mas temos gravação em 2K a velocidades de até 120 FPS – o que deve garantir resultados interessantes. Entretanto, através da app Cinematography Pro, podemos gravar vídeo 4K com uma proporção de 21:9 em 24, 25, 30 e 60 FPS.
O Sony Xperia 1 II está equipado com o chipset Qualcomm Snapdragon 865 e suporta conectividade 5G.
Entretanto e por valor em conetividade, a Sony que tinha removido a saída para auscultadores voltou a incluí-lo neste equipamento.
No campo do áudio destaca-se o novo descodificador de 360 Reality Audio, especialmente útil quando estamos a ouvir música a partir do serviço de streaming Tidal.
Este dispositivo emprega também uma tecnologia DSEE Ultimate. Na prática utiliza Inteligência Artificial para melhorar a experiência de ouvir música.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!