Com o avanço das gripes e de outros vírus que estão verdadeiramente ao rubro e a encher as urgências em todo o país, várias pessoas têm recorrido aos purificadores de ar. O objetivo é simples. As pessoas têm como objetivo melhorar a qualidade do ar interno e impedir a transmissão de vírus. No entanto será que os purificadores de ar ajudam mesmo a combater os vírus?
Gripe: os purificadores de ar eliminam os vírus?
A maioria dos purificadores de ar que estão disponíveis no mercado são compostos por ventiladores e dispositivos de filtragem. Assim, o ventilador suga o ar da casa e o sistema de limpeza filtra vários poluentes. Depois liberta o ar filtrado. No entanto, a filtragem de ar não mata vírus ou outros microrganismos patogénicos. Dito isto, pode não filtrar o vírus.
De facto, os purificadores de ar são adequados principalmente para um ou mais poluentes no ar. Ao mesmo tempo, os especialistas também referem que a maioria das famílias insistem na ventilação diária. Porém, como a temperatura atual é relativamente baixa, ao abrirem a janela para ventilar, é preciso ter-se cuidado com as grandes diferenças de temperatura entre interior e exterior para evitar constipações.
Atualmente, as tecnologias de purificação de ar mais normalmente utilizadas são a tecnologia de adsorção, tecnologia de iões negativos (positivos), tecnologia de filtragem de alta eficiência HEPA, tecnologia de recolha de poeira eletrostática, entre outras. Para este feito são normalmente utilizados um fotocatalisador, carvão ativado, fibra sintética, etc. Na prática, os purificadores de ar existentes no mercado utilizam principalmente várias tecnologias de purificação e muitos materiais em simultâneo. São muito eficazes para eliminar detritos do ar. No entanto, as ameaças vivas não entram neste grupo.
Logo, aqueles que pensam que estes equipamentos podem ajudá-los a evitar vírus devem pensar em outras abordagens. Queremos dizer que os purificadores de ar têm um certo objetivo. E em nenhum deles está a eliminação de vírus.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!