Verdade seja dita, nenhuma consola alguma vez lançada no mercado contou com um sistema de arrefecimento muito avançado ou particularmente eficaz. É por isso que tivemos consolas como a PS3 e Xbox 360 a parecerem autênticos foguetões prestes a serem lançados para o espaço.
Dito isto, como deve imaginar, os sistemas de arrefecimento da PS4 e PS4 Pro também não são grande espingarda, o que claro está, tornam as consolas barulhentas, mesmo quando os jogos não são especialmente pesados.
Pois bem, a Sony já percebeu que isto tem de mudar, e pelos vistos, o plano deveria começar já com a PS5… Contudo, quem se lixa somos nós, os consumidores.
O sistema de arrefecimento da PS5 vai encarecer a consola
Portanto, numa peça muito recente do reputado Bloomberg, ficámos a saber que a Sony está a criar um sistema de arrefecimento significativamente mais avançado, para conseguir tirar todas as gotas de sumo do SoC criado pela AMD (CPU Zen 2 + GPU Navi 2).
Dito isto, a grande maioria dos componentes da nova consola já estão selecionados, incluindo o novo ‘cooler’. Ainda assim, é preciso dizer que a empresa vai gastar muito mais dinheiro do que aquilo que tem sido habitual nesta parte! Afinal de contas, nas anteriores gerações, o sistema de refrigeração custou sempre menos de 1$, algo que irá mudar bastante na nova geração.
Aliás, a Sony está agora a lidar com um problema bastante grave na sua BoM (Bill of Materials)!
É que caso não saiba, cada consola irá custar cerca de 450$, e aqui nem sequer estamos a contar com a mão de obra. Um preço significativamente mais alto em relação à PS4 e PS4 Pro da geração passada, que chegaram a mercado a custar 399$.
Em suma, nem o ‘cooler’ da PS5 está a ajudar a Sony a decidir que preço deve meter na sua nova consola.
O sistema de arrefecimento da PS5 vai encarecer a consola – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!