As alergias são consequências do nosso sistema imunitário, ou seja, das nossas defesas. Afinal de contas, ocorrem quando se reconhecem substâncias como estranhas ou perigosas.
Por um lado é ótimo que se tenha essa capacidade mas por outro, quando reconhecidas substâncias que não causam propriamente malefício para o nosso organismo, acaba por ser limitante para o nosso dia a dia.
Em suma, as alergias começam por ser um mecanismo de defesa para benefício do corpo.
Resumidamente, o alergeno, seja ele de que tipo for, é a substância que é reconhecida e por consequência provoca a alergia. Assim, muito resumidamente, a alergia vai ser definida consoante o tipo de alergeno.
Exemplo de alergenos são pólen, ácaros, a substância dentro do caju que causa alergia, veneno da vespa, etc…
Dito isto, pode agrupar-se e distinguir-se três tipos de alergias:
- Respiratórias
- Alimentares
- Dermatológicas
- Medicamentosas
Sintomas da Alergias
É imprescindível entender quais são os sintomas que ocorrem quando existe uma alergia. Até porque, por vezes, conseguimos retirar do nosso dia a dia o alergeno causador.
Apesar de existirem alguns sintomas específicos para alguns tipos específicos de alergias, pode-se generalizar, em parte, pois existem sintomas comuns. Resumidamente, os sintomas comuns são: o inchanço, a comichão e a vermelhidão!
Adicionalmente, para uma alergia Alimentar pode ainda ocorrer náusea e fadiga. Assim como para as respiratórias: nariz a pingar, congestão nasal, espirros e olhos inchados.
Atenção: em último caso e como estado mais grave pode decorrer uma reação anafilática e deve se encaminhar de imediato para o hospital!
Como resolver
A melhor forma de resolver é, de facto, evitar o contacto com o alergeno. E, por isso mesmo é tão importante identificar os sintomas.
Assim, a nível de medicação, damos como exemplos:
- Anti-histamínicos:
Para uso tópico, no caso das dermatológicas : dimetindeno em gel ou pomada. Paralelamente, em uso sistémico cetirizina em comprimidos.
- Descongestionantes:
Fenilefrina ou Xilometazolina em gotas ou spray. (Não exceder os 3 a 5 dias)
Existem ainda outros medicamentos que são Sujeitos a Receita médica. Tais como Inibidores de Leucotrienos (Montelucaste) e Corticosteróides (Deflazacorte).
Contudo, se estiver interessado em saber de alternativas mais naturais para ajudar nos sintomas das alergias, fique atento à Leak.
Viver com Alergias
Quando, de facto, não conseguimos retirar ou evitar o alergéno em quantidade significativa para um melhor bem-estar devemos saber o que fazer!
Entretanto, fica aqui o link de como ter uma casa amiga das alergias!
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!