Os conselhos de ex-fumadores só para si! Deixe o tabaco! – Como deve saber, a nicotina é a substância presente no tabaco que provoca a tão esperada adição. Mas não só, o hábito de colocar um cigarro à boca pode ser bastante difícil de ultrapassar.
Dito isto, mostramos algumas dicas baseadas em conselhos de vários ex-fumadores que venceram o vício do tabaco:
1. Planeie e comprometa-se
Escolha um dia para deixar de fumar e comprometa-se consigo próprio! Similarmente, prepare-se nas semanas anteriores e vá identificando as situações que o levam a fumar.
Deixe de fumar no dia que planeou! Elimine os cigarros que restam assim como todos os objetos relacionados com o tabaco que estejam em casa, no carro ou mesmo no local de trabalho.
2. Evite determinados ambientes
Nos primeiros tempos, evite as zonas para os fumadores e até mesmo as saídas à noite com o seu grupo de amigos onde costuma fumar.
E ainda, se quando bebe um copo à noite sente a vontade de puxar do isqueiro, não beba! No início vai custar-lhe mais ver os outros a fumar e não o poder fazer. Dito isto, inicialmente evite conviver com a tentação. Posteriormente, e consoante a sua força de vontade, vá aos poucos entendendo se já consegue resistir à tentação.
3. Crie uma rotina
Para não ceder ao vício do tabaco, entretenha-se! Primeiramente, entenda quais são os momentos ou alturas do dia que costuma fumar.
Frequentemente, junto do café pós refeição adiciona-se o cigarro. Um bom conselho será fazer de imediato alguma tarefa após refeição. Seja passear, ou mesmo lavar a loiça. Assim, substitua o hábito de agarrar o cigarro por outro.
Talvez adicionar uma pastilha de mentol ou canela e começar essa tarefa seja ainda mais benéfico.
4. Tenha ‘armas’!
De modo a resistir aos momentos de maior desejo de fumar substitua o cigarro por outras coisas. Tenha sempre consigo algumas alternativas para aliviar o stress. Nomeadamente, pastilhas, frutos secos, cenouras baby ou até mesmo rebuçados.
Importantíssimo, respire da mesma forma como fazia ao fumar, com estas substituições!
5. Acredite em si!
Diga a todos que está num processo de acabar com o vício do tabaco, sem medos. E, mal consiga, passar a primeira semana sem fumar, vanglorie-se!
É importantíssimo parar de pensar em si como fumador. Isto é, insista para se ver de imediato como ex-fumador! Guarde o dinheiro que iria gastar no tabaco, num local visível para o motivar!
Para finalizar, caso não consiga deixar de ser fumar sozinho deixamos aqui ajuda!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!