A Toshiba anunciou há alguns dias a criação de um algoritmo capaz de analisar dados de forma muito mais rápida e eficiente em comparação aos supercomputadores mais rápidos do mundo.
O algoritmo tem o nome de “Simulated Bifurcation Algorithm”, e é supostamente bom o suficiente para ser capaz de encontrar soluções aproximadas para problemas de otimização massivos. Aliás, a Toshiba está tão confiante nesta tecnologia, que até afirma que com a utilização deste algoritmo, o hardware atual é superior à cada vez mais famosa computação quântica.
Computação quântica? A Toshiba não precisa disso para nada!
Portanto, de acordo com o seu inventor, Hayato Goto, o algoritmo retira alguma inspiração à maneira como os computadores quânticos conseguem processar muita informação de uma forma muito mais eficiente. Assim, com o desenvolvimento a ter começado em 2015, Gogo rapidamente percebeu que ao meter novas entradas num sistema complexo com mais de 100.000 variáveis, era possível fazer com que o sistema resolvesse o problema em apenas alguns segundos, sem um aumento substancial do poder computacional.
Muito resumidamente, isto significa que o novo algoritmo da Toshiba poderá ser utilizado em hardware convencional, sendo capaz de chegar a soluções acertadas para um problema de otimização com 2000 várias interligadas em apenas 50 micro segundos… 10x mais rápido que um computador quântico.
Curiosamente, o SBA (Simulated Bifurcation Algorithm) é também altamente escalonável! Ou seja, poderá ser facilmente utilizado em clusters de CPUs ou FPGAs para um aumento dramático da performance.
Em suma, apesar de termos várias gigantes da indústria como a Microsoft, Google e IBM a trabalhar arduamente no mundo quântico… A verdade é que ainda não vimos grandes resultados práticos de toda esta pesquisa. Entretanto, esta equipa da Toshiba resolveu ir ao passado, e no fundo melhorar a fundo os algoritmos clássicos que todos nós conhecemos.
Um marco que poderá revolucionar muitas áreas do nosso quotidiano! Como a ciência, com o cálculo super rápido de vários tipos de problemas, ou até para otimizar rotas de entrega de encomendas de um estafeta.
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