Pois bem, parece que a grande aposta do Instagram na plataforma de criação de conteúdo IGTV não está a correr muito bem! Por isso, a equipa por detrás da aplicação decidiu agora retirar o botão que se encontra logo ao lado do Ãcone das mensagens privadas.
Instagram vai finalmente perder o botão IGTV
Portanto, caso não saiba, o IGTV foi lançado em Junho de 2018, com o grande objetivo de rivalizar com o gigante YouTube. No entanto, parece que a coisa não está a correr muito bem para o esforço da aplicação pertencente ao Facebook, visto que a grande maioria dos utilizadores foge do pequeno botão como se este fosse a praga.
Ou seja, apesar do botão do IGTV estar numa posição de destaque, a maioria dos utilizadores acede à funcionalidade através do menu explorar, perfis especÃficos ou no feed principal. (Ou então, nem sequer visualiza conteúdo IGTV!)
Assim, como o botão não tem cliques, vai ser removido da página principal do Instagram. Uma mudança pequena, mas mais que bem vinda! Ao fim ao cabo, quantas vezes é que se enganou e carregou nisto para imediatamente carregar no botão back?
Dito isto, se por acaso é fã do IGTV (são poucos mais existem), vai ter um pouco mais de trabalho para encontrar conteúdo. Entretanto, também pode fazer download da aplicação IGTV. Mas os dados mostram que apenas uma pequena porção dos muitos milhões de utilizadores decidiram percorrer esse caminho. O que acaba por ser realmente interessante, quando a aplicação rival TikTok está a ser um autêntico sucesso.
Em suma, parece que o IGTV está condenado a ‘morrer’, com a empresa a baixar a funcionalidade na sua lista de prioridades.
Contudo, também é verdade que a aplicação permite agora fazer upload de vÃdeos para a plataforma, da mesma maneira que poderÃamos fazer upload de uma foto ou vÃdeo no feed principal do Instagram. Por isso, é provável que ainda exista uma réstia de esperança… Mas caso o Instagram não comece a oferecer maneiras similares ao YouTube de monetizar o conteúdo publicado, não me parece que exista grande futuro para a plataforma.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!