A PlayStation Vita falhou horrivelmente! Mas porquĂȘ?

A PlayStation Vita foi um autĂȘntico ‘fail’… A Sony tem um historial no mundo das consolas cheio de sucessos! Afinal de contas, a PlayStation 1 foi o inĂ­cio de uma autĂȘntica dinastia que continua atĂ© hoje, e parece estar prestes a receber a sua prĂłxima entrada, a PlayStation 5.

No entanto, tambĂ©m Ă© verdade que a gigante Japonesa tambĂ©m cometeu alguns erros… Especialmente na sucessora Ă  velhinha consola portĂĄtil PSP, que apesar de nĂŁo ter sido um sucesso a 100%, teve nĂ­veis de vendas muito interessantes. Como jĂĄ deve ter percebido, vamos falar um pouco da PS Vita, a segunda e provavelmente Ășltima consola portĂĄtil da Sony.



A Sony PlayStation Vita foi um autĂȘntico ‘fail’… Mas porquĂȘ?

PS VIta

Portanto, existem vårias razÔes para a segunda consola portåtil da Sony ter falhado redondamente no mercado. Por isso, vamos falar daqueles que são para nós os factores mais importantes.

1. Poucos jogos

Caso nĂŁo saiba, a Sony jĂĄ anunciou o fim da produção da consola em 2019. No entanto, o que provavelmente nĂŁo sabe, Ă© que a empresa nĂŁo desenvolve jogos para a consola desde 2015. O que acabou por afastar quase todos os estĂșdios third party realmente importantes. Ao fim ao cabo, se a prĂłpria marca nĂŁo suporta o seu hardware, porque Ă© que as outras empresas iriam arriscar investir na consola?

2. CartÔes de memória proprietårios Super Caros

Em boa verdade, a Sony sempre adorou usar cartÔes de memória da sua autoria. Foi este o caso na PS1, PS2 e PSP. No entanto, a PS Vita levou isto a um nível completamente novo, visto que nem sequer usava os cartÔes de memória tradicionais da Sony (Memory Stick Duo), usava um standard criado apenas e só para a consola, que infelizmente, eram demasiado caros na altura do lançamento da consola. Para ter noção, um cartão de 64GB custava metade do preço da consola. Se por ventura a Sony tivesse optado pelo uso de cartÔes SD (ou até Memory Stick), as vendas da consola teriam sido bastante mais altas.

3. Os smartphones também tiveram culpa!

Em boa verdade, desde 2010 que o mercado mobile de jogos começou a mudar o seu foco para os smartphones. Por isso, ter de concorrer com a Nintendo 3DS, 2DS, e ademais modelos… E ainda com o mercado de smartphones, acabou por ser algo demasiado pesado para as costas da PS VIta.

4. Demasiados ‘ports’ da PS3 e PS4

Uma consola precisa de ter jogos exclusivos para sobreviver. Caso contrĂĄrio, o caso fica demasiado complicado… E claro estĂĄ, a PS Vita Ă© um exemplo disto mesmo. Grande parte da biblioteca de jogos da consola portĂĄtil sĂŁo vulgares ‘ports’ de jogos anteriormente lançados na PS3 e PS4. AliĂĄs, alĂ©m de serem jogos de outras consolas, eram tambĂ©m ‘ports’ muito mal conseguidos, que corriam horrivelmente no hardware da Vita.

5. A prĂłpria Sony desistiu da sua consola!

A gigante Japonesa desistiu da sua segunda consola portĂĄtil demasiado cedo, para se focar na PS4 e PSVR. Assim, enquanto a Nintendo 3DS tinha um forte apoio da Nintendo, a PS Vita foi abandonada, ficando a definhar num mercado extremamente competitivo.

6. A PS Vita era demasiado poderosa, e por isso… Demasiado cara!

Existia uma diferença de performance gigantesca entre a Vita e a Nintendo 3DS. Assim, os jogos nĂŁo podiam ser tĂŁo simples quanto os tĂ­tulos lançados para a 3DS. E por isso, o investimento dos estĂșdios tinha de ser muito mais alto no lado da Sony. Isto em conjunto com as 5 razĂ”es previamente mencionadas, tambĂ©m ditou a sentença da consola.


A Sony PlayStation Vita foi um autĂȘntico ‘fail’… Mas porquĂȘ? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opiniĂŁo nos comentĂĄrios em baixo.

Siga a Leak no Google NotĂ­cias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também