Depois de trabalhar há mais de um ano no novo browser Edge baseado no Chromium, a Microsoft disponibilizou-o finalmente para Windows e Mac. O novo Edge vem com todas as funcionalidades baseados no Chromium e com um pequeno dedinho por parte da Microsoft. Dizemos dedinho porque, de facto, afastou-se do seu próprio motor em dezembro de 2018 e passou a apostar no Chromium. Dito isto, o novo Chrome da Microsoft garante mais desempenho, mais privacidade e produtividade.
Chrome da Microsoft já disponível para Windows 10 e macOS
A Microsoft está gradualmente a disponibilizar o novo browser para os utilizadores após testes rigorosos. Ele suporta todas as extensões do Edge e do Google Chrome, o que é sem dúvida uma grande vantagem. No entanto, o Microsoft Edge também disponibiliza funcionalidades adicionais, como sistemas para proteger a privacidade. Os utilizadores podem escolher entre três níveis diferentes – Básico, Equilibrado e Rigoroso para protegerem as duas informações. É até recomendado para utilizadores com elevados requisitos de segurança a nível empresarial.
Ao nível da personalização e interface, o novo browser Edge chega com layouts diferentes. A ideia é termos o acesso a vários modos de utilização para que o browser se adapte aquilo que mais gostamos. Podemos ter um modo mais atrativo ou outro mais focado. Entretanto, os utilizadores também podem alterar o idioma e personalizar o feed de conteúdos.
Para garantir ainda mais segurança, a Microsoft desativou algumas funcionalidades que o motor do Chrome possibilita. Assim não temos, por exemplo, a sincronização do histórico. No entanto, os utilizadores podem sincronizar perfeitamente favoritos, palavras-passe, configurações, informações / endereços de contato e detalhes de pagamento. A Microsoft também recompensa os utilizadores que fizerem as suas pesquisas com o Edge ou o Bing.
O Microsoft Edge baseado no Chromium já está disponível para Windows 10 e Apple macOS no caso dos MacBooks. Quem tem um iMac necessita de fazer o download do novo browser manualmente. Chegará em breve para o Linux nos próximos dias.
O novo browser vai ser disponibilizado também via Windows Update para quem tem Windows 10, de modo a tornar-se no browser por defeito. Também vai ser disponibilizado para o Windows 10X com suporte para dispositivos dobráveis e de ecrã duplo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!