O mercado de PCs voltou a apresentar sinais de crescimento, após 8 longos anos de queda! Isto de acordo com as agências IDC e Gartner.
Afinal de contas, segundo a IDC, o mercado subiu 2.7% para qualquer coisa como 266.7 milhões de equipamentos enviados para as lojas. Entretanto, a Gartner parece estar menos otimista, sugerindo uma subida de 0,6% para 261.2 milhões de aparelhos.
Assim, depois de em 2018 termos tido o primeiro trimestre positivo após 6 anos de resultados negativos, 2019 foi o ano em que tivemos mesmo uma subida como deve de ser no mundo dos PCs!
Mercado de PCs teve um ano de crescimento após quase 10 anos a cair!
Portanto, apesar da Gartner e IDC concordarem na tendência de crescimento. Decidiram contar as coisas de maneira diferente. Ao fim ao cabo, ambas contam desktops, portáteis e tablets híbridos. No entanto, a Gartner não conta com a venda de Chromebooks.
Dito isto, ambas as agências citam o fim do suporte ao Windows 7, e posterior atualização de máquinas para o Windows 10 como uma das grandes razões para este crescimento. Ao fim ao cabo, temos de ter em conta todas as empresas que foram no fundo ‘forçadas’ a atualizar as suas máquinas devido ao fim do suporte do velhinho Windows 7.
No entanto, este fenômeno de atualização não irá durar para sempre…
Assim, enquanto as novas tecnologias como o 5G, e portáteis com ecrãs dobráveis podem ser realmente o futuro. A verdade é que são tecnologias que ainda estão muito longe de chegar às massas. Por isso, o futuro imediato poderá realmente ser novamente negativo.
Além disso, podemos também falar no fim do suporte ao Windows 8, para uma nova vaga de atualizações! Mas a verdade é que ao contrário do Windows 7, este sistema operativo nunca foi muito popular. Por isso, será totalmente incapaz de ajudar a uma nova tendência de crescimento.
Nem tudo foi bom para o mercado de PCs em 2019!
Curiosamente, a Gartner apontou o dedo à Intel, devido aos muitos problemas de produção e fornecimento de componentes. Afirmando que caso a AMD não tivesse subida os níveis de performance, o mercado de PCs poderia mesmo ter ficado em maus lençóis. O que nem é grande novidade, visto que foram várias as fabricantes de portáteis e PCs desktop que culparam a Intel pela queda nas suas receitas nas últimas reuniões de investidores (Ex: Lenovo, HP e Dell).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!