Novo Toyota GR Yaris 2020 chega com 257 cavalos e tracção às 4 rodas

Podemos facilmente dizer que a gama Yaris nunca foi a mais divertida ou potente da Toyota. Contudo, também podemos facilmente chegar à conclusão que a marca decidiu que estava na altura de mudar este tipo pensamento com a criação do seu Yaris GRMN em 2017, e agora posterior atualização do mesmo.

Grandes novidades na performance acompanham o novo Toyota GR Yaris 2020!

Ora bem, desta vez a empresa decidiu quebrar alguns recordes. Portanto, este pequeno carro desportivo vai poder contar com o motor de 3 cilindros mais potente de sempre num carro de produção, juntamente com a adição da muito interessante tração às quatro rodas.

O objetivo da Toyota é que o carro seja excitante e divertido!

Para isto a empresa parece ter dado ouvidos às opiniões dos entusiastas! Assim, poderá encontrar neste pocket-rocket imensa potência, uma caixa de velocidades manual e ainda tração às 4 rodas.

Muita potência? Sim! O motor 1.6 turbo do GR Yaris é oferece 257 cavalos de potência!

Potência essa que será distribuída pelos dois eixos através da sua caixa manual de 6 velocidades. Assim, o mesmo irá garantir a sensação de leveza e rapidez devido à tremenda força que este motor é capaz de atingir (360nm.)

2020-toyota-gr-yaris (1)

Muita potência e muitas novidades… Mas vamos aos números!

Apesar da introdução da tração às 4 rodas aumentar o peso do carro, a fabricante conseguiu manter o modelo relativamente leve, com apenas cerca de 1.280kg. Assim, foi possível manter uma brutal aceleração dos 0-100km/h abaixo dos 5.5 segundos. Conseguindo ainda chegar de forma super fácil à velocidade electronicamente limitada de 230km/h.

Dito tudo isto, este modelo foi apresentado no Tokyo Auto Salon, sendo equipado com tecnologias provenientes da Toyota WRC. Além disto, deverá ser lançado apenas num modelo de 3 portas, utilizando muita fibra de carbono e alumínio na sua construção para o manter leve.



A nível de suspensão, terá uma suspensão traseira com dois braços mais larga que o Yaris comum, sendo a suspensão dianteira da MacPherson. Até o tejadilho deste modelo será mais baixo, cerca de 91mm, sendo ainda equipado com jantes de 18 polegadas.

O Toyota GR Yaris terá 3 modos de condução… Bem como uma surpresa!

Os condutores poderão escolher entre os modos de condução Normal, Sport e Track. Onde cada um destes modos influência, entre outras coisas, a forma como o sistema de tração do carro responde.

No modo Normal, o sistema irá proporcionar a potência 60:40, ou seja, 60% de toda a força irá para o eixo dianteiro e 40% para o eixo traseiro, para uma condução mais civilizada.

No modo Sport, a relação de força já será 30:70, ou seja, maior parte da força irá ser transmitida para as rodas traseiras. Desta forma, o carro irá ser muito mais divertido de conduzir e até poderemos considerar de “modo Drift” porque esta relação de potência é utilizada por outros veículos para esse propósito.



No modo Track, a relação de potência será nivelada para os dois eixos do carro para uma condução mais precisa e focada apenas para os melhores tempos.

Atenção! É necessário dizer que o sistema de tração é ajustável manualmente pelo condutor. Desta forma, poderá enviar toda a potência para o eixo traseiro ou frontal, ou criar a relação de potência que mais o agradar.

Em suma, este pequeno utilitário em nada segue o seu irmão que vemos no dia-a-dia na estrada. Será uma versão mais potente e focada para os reais entusiastas, que apesar do tamanho irá fazer suar os concorrentes mesmo na gama superior.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Silvio José
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.

Leia também