Tecnologia Ultra-Wideband chega ao Android ainda este ano!

Sempre que é lançado um novo iPhone, os fãs ficam imediatamente ansiosos por experimentar todas as novidades, especialmente nas novas câmeras, e claro, perceber afinal que melhorias foram feitas à autonomia da bateria! (Que historicamente nunca foi grande espingarda.)

Dito isto, desde o lançamento do iPhone 11, que descobrimos a existência de uma nova tecnologia ‘escondida’ pela Apple. Algo que por qualquer razão, a fabricante optou por não explicar muito bem! Mas porquê?

É que caso não saiba, os mais recentes iPhones vêm equipados com uma tecnologia chamada Ultra Wideband, que permite aos utilizadores partilhar dados de um dispositivo para o outro. Sem que seja necessário recorrer às conexões Bluetooth ou Wi-Fi.

Ultra Wideband – Uma tecnologia bastante interessantes, que está agora a caminho do mundo Android!

Como é que funciona ao certo esta tecnologia, e para que serve?

Esta tecnologia oferece ao Smartphone uma ‘noção espacial’, que permite identificar outros dispositivos compatíveis com esta tecnologia. Assim, é possível trocar todo o tipo de ficheiros a alta velocidade sem que seja preciso ligar o Bluetooth ou até mesmo o Wi-Fi.

Mas o que é realmente interessante, não é apenas a forma de conexão… É que para além de tudo isto, esta tecnologia funcionará sem falhas até mesmo em sítios cheios de pessoas. Em suma, a partilha de dados poderá ser agora feita de uma forma muito mais rápida e inovadora.

Como se isto não fosse suficiente, a tecnologia Ultra Wideband também não precisa de grande proximidade para troca de ficheiros.

Qual será o primeiro smartphone Android a suportar a tecnologia?

tecnologia Ultra Wideband

Ainda nada se sabe acerca disso, no entanto, estima-se que seja um modelo da samsung a receber esta tecnologia Ultra Wideband já no final do ano. Afinal de contas, parece-nos ser neste momento a gama de Smartphones mais bem preparada para receber uma tecnologia como esta. Já para não falar que sendo uma das principais rivais do iPhone, a marca não quer ficar para trás no mercado.

Entretanto, é importante frisar que outras marcas já tentaram fazer o mesmo mas aparentemente sem sucesso. Como é por exemplo o caso da Oppo, Vivo e até mesmo Xiaomi, onde as soluções arranjadas funcionam apenas com ligações Wi-Fi e não propriamente com a tecnologia UWB.



Em suma, teremos mesmo de aguardar para ver o que se vai passar até ao final do ano. Contudo, se por acaso tem um iPhone e desconhecia esta funcionalidade, não perca mais tempo e experimente já com um amigo.

Gostou do que leu? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. 

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Alexandre Pereira
Bruno Alexandre Pereira
A tecnologia é um mundo que gosto de estar sempre a descobrir. Interesso-me por todos os temas, embora os jogos sejam a minha praia. Prometo trazer-vos todos os dias as melhores novidades que encontrar.

Leia também