Tenho 28 anos de idade, por isso não assim tão velho quanto isso. No entanto, lembro-me perfeitamente quando todas as salas de estar estavam completamente equipadas com produtos Sony! Era a Televisão, era o sistema de som, a aparelhagem, a consola, o Discman ou Walkman… Era uma autêntica loucura em que tudo o que era tecnologia tinha de ter o logo da gigante Japonesa Sony.
No entanto, hoje em dia é uma autêntica raridade ver esta panóplia de produtos Sony numa casa! Mas porquê?
(Especial) Ainda se lembra do domÃnio da Sony? Afinal… O que aconteceu?
Vamos primeiramente falar um pouco de história tecnológica…
Caso não saiba, no pós-guerra, a Sony foi uma potência brutal no mercado, sendo uma autêntica pioneira ao lançar produtos de qualidade, inovadores e com um design super apelativo para a época.
Aliás, estamos a falar de uma empresa cheia de ‘primeiros lançamentos’, incluindo o primeiro leitor portátil de cassetes (Walkman) em 1979, o primeiro leitor de CDs comercial em 1982, MiniDisc em 1992 e ainda o primeiro gravador de Blu-Ray em 2003.
Em suma, entre 1980 e 2000, a Sony foi uma das maiores potências tecnológicas mundiais.
No entanto, com o rápido crescimento da Apple como fabricante de ‘gadgets’ e super crescimento e popularidade dos smartphones em geral, rapidamente a onda de sucesso começou a mudar para sucessivos lançamentos pouco inovadores, bem como vários tiros nos pés por parte da gigante Japonesa.
Assim, depois de quase 20 anos de excelência, a Sony começou a lançar vários produtos apenas para dizer que também estava envolvida naquele segmento. Deixando de ser a empresa a seguir… Para ser apenas mais uma seguidora das tendências de mercado. Aliás, é provável que não seja novidade para ninguém dizer que houve uma altura em que apenas o departamento PlayStation trazia lucros para a empresa.
Assim, outrora uma autêntica gigante no mundo das televisões, e respeitada fabricante no mundo dos telemóveis e portáteis, a posição da Sony neste mercado é uma simples sombra do seu super passado.
No entanto, é possÃvel que as coisas estejam agora a mudar!
Tudo graças ao fluxo de dinheiro a entrar atualmente na empresa, proveniente do departamento PlayStation, mas também do departamento de produção de sensores de imagem, que está a fazer um autêntico sucesso no mundo dos smartphones! (Apesar da Sony não vender smartphones, é a primeira escolha de quase todas as fabricantes quando falamos dos sensores utilizados nos módulos de câmera)
Portanto, além de uma mudança de estratégia, proveniente de uma autêntica arrumação nos quadros da empresa. Estamos a ver uma Sony mais focada naquilo que realmente quer.
Exemplos disto são os seus mais recentes smartphones Xperia, que além de uma brutal qualidade de construção, oferecem uma experiência de utilização digna de um autêntico topo de gama. Como pode perceber pela nossa mini-review ao Xperia 5, que está agora em análise detalhada.
O que acaba por ser realmente curioso, quando temos em conta que o departamento de smartphones da Sony não faz dinheiro há vários anos. No entanto, a empresa nunca quis desistir deste esforço, isto ao mesmo tempo que vendeu vários departamentos que também não faziam sentido a nÃvel financeiro.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!