O mundo do armazenamento está a evoluir a olhos vistos! Afinal de contas, os HDDs (Discos Rígidos tradicionais) são cada vez mais uma raridade, com os consumidores a perceberem finalmente todas as vantagens de um bom SSD.
Em paralelo, o preço por GB do armazenamento SSD está também em queda… O que está a levar as fabricantes a apostar na velocidade, de forma a manterem as margens altas. Assim, com a chegada do PCIe 4.0 ao mercado tradicional de PCs Desktop, já podemos encontrar algumas gigantes da indústria a apostar forte e feio em novos SSDs.
Portanto, com o aparecimento das primeiras boards X570 com suporte ao standard PCIe 4.0, apareceram imediatamente também os primeiros SSD capazes de chegar aos 4/5 GB/s de velocidade de leitura! Pois… Mas agora temos a gigante Samsung no meio desta briga, que é inegavelmente uma das marcas mais fortes deste espaço!
Aliás, a gigantesca empresa acabou de provar que não está mesmo para brincadeiras, ao aumentar ainda mais a velocidade do seu SSD topo de gama.
SSDs capazes de chegar aos 6.5GB/s? A Samsung tem a resposta!
Portanto, a gigante Coreana aproveitou a CES 2020 para anunciar o seu novo SSD topo de gama baseado no standard PCIe 4.0, o Samsung 980 Pro M.2 NVMe.
Assim, o novo 980 Pro M.2 NVMe SSD irá levar as velocidade de leitura/escrita sequências bem acima do atual limite. Ao fim ao cabo, a empresa promete velocidades de leitura a rondar os 6.5GB/s enquanto as velocidades de escrita ficam pelos 5GB/s.
Em suma, depois de recebermos os primeiros SSD PCIe 4.0 com velocidades já por si estonteantes, temos agora a Samsung a dizer quem é que manda no mercado, ao elevar ainda mais a velocidade para uns fantásticos 6.5 GB/s. Mas se acha que isto é o limite da tecnologia… Está muito enganado!
Já existe um novo controlado prestes a ser lançado, que irá desbloquear velocidades de 7 GB/s tanto em leitura como escrita.
Mas antes de sonhar com mais e melhor. Fique a saber que os novos 980 Pro irão chegar ao mercado com as capacidades de 250GB, 500GB e 1TB. Provavelmente na segunda metade do ano. (Ou segundo trimestre do ano.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!