Muitos utilizadores consideram que os ecrãs e-ink já são uma coisa do passado. No entanto, isto está longe de ser verdade. Estão para ficar e até já há um fabricante que resolveu incluí-lo no seu smartphone mais recente. Dito isto, a HiSense, conhecida pelas suas TVs, lançou um smartphone com um ecrã e-ink a cores na CES 2020. De facto, esta é das primeiras implementações do género que já vimos num smartphone.
Hisense lança smartphone inovador com ecrã e-ink a cores
De acordo com a Hisense, o processo de produção dos ecrãs e-ink para smartphones desenvolveu-se de tal forma que até já podem ser produzidos em massa. Este fabricante também afirmou que os novos painéis apresentam melhores taxas de atualização, comparativamente aos antecessores, e têm mais brilho.
No ano passado, a Hisense já tinha lançado um smartphone e-ink chamado A5. No entanto, não era nada do outro mundo porque era a preto e branco e utilizava a mesma tecnologia que está presente na maioria dos e-books presentes no mercado. Agora temos finalmente um ecrã e-ink a cores. Não conhecemos as especificações deste novo equipamento. Ainda assim, se seguir os mesmos passos do modelo anterior, devemos estar perante um equipamento gama média. Seja como for é sem dúvida muito interessante.
O primeiro smartphone com suporte para e-ink foi lançado em 2012. Chamava-se YotaPhone e apresentava um ecrã a cores na parte frontal e outro e-ink na parte traseira. Já em 2013, a Onyx desenvolveu o seu próprio smartphone, que tinha apenas um único ecrã e-ink. A recepção foi simpática mas as vendas muito limitadas até por questões relacionadas com a disponibilidade. Agora com esta nova aposta da HiSense tudo pode mudar.
Não sei ao certo como vai funcionar esta nova aposta. É daquelas coisas que só vendo a funcionar. Ainda assim, se realmente existirem mais valias que de certeza estarão mais patentes na autonomia, é algo que tem tudo para funcionar.
Leia também:
HiSense prepara novo smartphone com bateria gigante
Hisense H20 oficializado na China com câmara dupla
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!