Intel está a desenvolver SSDs PCIe 4.0… Mas precisa da AMD! – Isto quase que parece uma piada, mas caso não saiba, a Intel tem um pézinho no mercado de armazenamento super rápido com os seus SSDs Optane 3D XPoint… Até aqui tudo bem! O problema é que a fabricante está agora a enviar amostras de novos SSDs a ‘devs’ com uma funcionalidade nova, o suporte a PCIe 4.0. Que lá está, apenas a AMD suporta no mercado atual.
Intel está a desenvolver SSDs PCIe 4.0! Mas precisa da AMD para os testar
Portanto, a AMD tornou-se a primeira fabricante a suportar o novo standard PCIe 4.0 com o lançamento dos Ryzen 3000 e motherboards X570. Uma decisão que está cada vez mais a transformar-se numa grande vitória para a rival da Intel, à medida que mais e mais modelos chegam ao mercado de SSDs.
Pois bem, dito isto, a coisa fica realmente curiosa quando começamos a perceber que enquanto o departamento de processadores da Intel não dá grande importância à tecnologia… A verdade é que o departamento de armazenamento dá! Afinal de contas, está neste momento a desenvolver novos SSDs PCIe 4.0! Contudo, está obrigado a utilizar hardware AMD para os testar.
Aliás, de forma um pouco humilhante… A Intel está a enviar versões destes novos SSDs com uma mensagem, “Para utilizar estes SSDs irá precisar de CPUs com suporte ao standard PCIe 4.0″… Pois, e quem é que tem estes CPUs? Spoiler ALERT! É a AMD.
A Intel também já deveria suportar o standard PCIe 4.0 na sua plataforma, mas mais uma vez… A culpa é do processo de 10nm!
Em suma, este atraso na adoção da tecnologia não é de todo propositado. Ou seja, a Intel não decidiu ignorar o lançamento da nova tecnologia só porque sim. A verdade é que da mesma forma que os 10nm estão a ser uma pedra no sapato na rivalidade no desempenho contra a AMD.
São também os grandes culpados pelo facto da Intel ainda não ter apostado numa nova arquitetura. O que claro está, é uma dádiva para as aspirações da AMD.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!