Twitter tem uma novidade para proteger utilizadores com epilepsia!

O Twitter proibiu todos os PNGs animados (APNGs) na sua plataforma para impedir que os utilizadores mal intencionados utilizem este tipo de imagens para desencadear ataques em pessoas fotossensíveis. É que foi descoberto um bug neste plataforma que faz com que as proteções que impedem a reprodução automática sejam ignoradas. Isto significa que as imagens deste género começavam a ser reproduzidas, mesmo quando não havia indicação para tal. Agora o Twitter tem algo para proteger os utilizadores com epilepsia!

Twitter tem uma novidade para proteger utilizadores com epilepsia!

“Queremos que todos tenham uma experiência segura no Twitter”, afirmou um representante do Twitter num tweet. “Os APNGs eram divertidos, mas não respeitam as configurações de reprodução automática, por isso passámos a impedir a sua adição aos Tweets. Fizemos isto a pensar nas pessoas com sensibilidade ao movimento e imagens intermitentes, incluindo aquelas com epilepsia. ”

Twitter tem uma

Em novembro, que foi o mês nacional de consciencialização acerca da epilepsia, a Epilepsy Foundation revelou que alguns utilizadores do Twitter mencionaram várias vezes imagens a piscar ou estroboscópicas e fizeram-no de forma consciente. Até este momento não sabe quantas pessoas foram afetadas pelos ataques. Embora os ficheiros APNG não tenham sido utilizados, nestas tentativas, o Twitter quis precaver-se de modo a evitar que eles sejam usados desta forma no futuro.

Em 2017, um homem foi acusado de agressão agravada com uma arma mortal depois de enviar a um jornalista que teve epilepsia um tweet contendo um GIF estroboscópico. Kurt Eichenwald teve um ataque epilético de oito minutos depois de ver a mensagem e sofreu efeitos colaterais ao longo de vários meses.

Entretanto, como a maioria das pessoas utiliza GIFs nos seus tweets, é pouco provável que a alteração seja notada pela maioria dos utilizadores. Entretanto, os ficheiros APNG existentes já enviados para a plataforma não serão removidos. O Twitter diz que vai agora tentar arranjar uma funcionalidade semelhante que seja melhor para todos os utilizadores.

Resta-nos agora esperar por mais novidades!

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também