Parece que 2019 vai ficar conhecido como o ano em que foi criada a primeira vacina com um potencial sério de mudar a luta contra o cancro! Afinal de contas, estamos a falar de uma descoberta que previne a recorrência e desenvolvimento de alguns dos cancros mais sérios do mundo moderno.
Vacina contra o cancro da mama e ovário já existe! Mas vamos ter de esperar 8 anos…
Portanto, de acordo com uma equipa de investigação na Florida, foi criado um novo tratamento de imunoterapia, com o grande objetivo de treinar o sistema imunitário dos pacientes para matar as células cancerígenas presentes no corpo humano.
Dito isto, até ao momento, a equipa que ainda apenas fez alguns testes clínicos iniciais… Obteve resultados espetaculares! Ao conseguir remover células cancerígenas num paciente, enquanto demonstrou resultados promissores noutro.
A Dra. Saranya Chumsri, oncologista no centro médico responsável pelos desenvolvimentos, comentou o assunto dizendo:
“A ideia é estimular o próprio sistema imunitário do paciente, de forma a que as células T ataquem o cancro em desenvolvimento.”
No entanto, como qualquer vacina criada para o público, temos agora uma rigorosa fase de testes pela frente. Visto que como qualquer medicamente, tem de passar as testes da Fase 3 da FDA. E pelos vistos, a próxima fase de testes apenas irá acontecer dentro de 3 anos…
Em suma, é provável que esta vacina apenas chegue ao mercado tradicional dentro de 8 anos, isto claro está, se tudo correr bem durante a fase de testes.
“Nós sabemos que a vacina é segura. Sabemos que estimula o sistema imunitário do paciente. Sabemos que tem um impacto muito positivo no cancro da mama e do ovário. Ainda não vimos qualquer aspeto negativo, a não ser problemas similares ao que vemos numa vacina para a gripe. Agora temos de convencer a FDA, através de longes e sólidos testes clínicos.”
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!