A decisão de Donald Trump de proibir e no fundo escorraçar a Huawei nos Estados Unidos, bloqueando o acesso a hardware e software produzido nos Estados Unidos da América, acabou por ser um rude golpe às rivais Chinesas da Huawei, como a Xiaomi, Oppo, Vivo, etc…
Muito resumidamente, ao proibir a Huawei de obter as mãos em vários componentes chave, a empresa teve de certa forma de abrir mão do mercado Europeu. O que por sua vez, significou um foco ainda maior no mercado Chinês! Criando vítimas que provavelmente ninguém estava à espera, como é o caso da Xiaomi, que já vai na quinta mudança de gerência interna em 2019.
As proibições à Huawei ‘lixaram’ completamente as rivais da gigante no seu país natal!
Os analistas dizem que a Xiaomi não é a culpada pela queda nas vendas. Que afinal de contas, são danos colaterais das proibições feitas à Huawei pela administração de Donald Trump. Ora leia:
“Sem acesso aos serviços da Google, a Huawei mudou o seu foco para as vendas na China.” Onde como deve saber, não existe o problema de não ter acesso aos serviços da gigante da pesquisa, visto que a mesma já está banida há alguns anos.
“A proibição dos Estados Unidos fez com que o patriotismo ganhasse uma nova importância, o que joga em favor da Huawei. É que caso não saiba, muitos Chineses juraram apenas e só comprar aparelhos Huawei.”
Em suma, com a Huawei a apostar forte e feio na China, as restante fabricantes tiveram dificuldades acrescidas! Onde temos de salientar a Xiaomi
A Xiaomi parece ter sido a empresa que mais sofreu, ao cair 38% nas vendas relativamente ao ano passado.
“Se a Huawei quer continuar a crescer, vai ter de aumentar as vendas no seu país Natal.” E claro está, um aumento no mercado Chinês, significa um decréscimo noutro lado para o bolso doutra fabricante.
É isso que podemos ver nas estatísticas em baixo, onde a Xiaomi, Vivo e Oppo mostram ter sofrido um pouco desde que a responsável pelos smartphones P30 Pro e Mate 30 Pro começou a ser um alvo sério para Donald Trump atacar.
Para terem noção do impacto, a quota de mercado na China da Huawei disparou dos 24.9% para os 42.4% em 2019! O que equivale basicamente à Xiaomi, Oppo e Vivo combinadas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!