Pois bem, num novo estudo detalhado, a firma de segurança Kryptowire revelou que existem cerca de 146 vulnerabilidades em 29 fabricantes. Onde podemos encontrar a Samsung, ASUS, Xiaomi e até a Sony que utiliza uma versão muito pouco modificada do sistema operativo Android da Google.
Tem um Android Samsung, Xiaomi ou Sony? Tem o telemóvel cheio de vulnerabilidades!
Portanto, estas vulnerabilidades foram descobertas utilizando as próprias ferramentas de pesquisa da firma. Com a Kryptowire a chegar à curiosa conclusão que os fabricantes Asiáticos são os piores neste campo.
Mas o que é realmente interessante no meio disto tudo. É que estas vulnerabilidades já vêem de fábrica. Ou seja, quando tira o seu novo smartphone da caixa, já está em perigo.
Que vulnerabilidades são estas?
Portanto, temos aqui uma vasta gama de problemas, desde gravação de áudio sem autorização do utilizador, até à modificação de ficheiros críticos do sistema. Curiosamente, várias vulnerabilidades fazem parte do firmware em si. Enquanto outras são devido à pré-instalação de aplicações. (Bloatware)
A Kryptowire começou a notificar a Google bem como várias das fabricantes afetadas no verão passado! Contudo, muitas das empresas visadas não ligaram ao aviso dizendo que não existe qualquer tipo de perigo. Menos a Samsung! A gigante Sul Coreana investigou as descobertas da firma de segurança, e prontamente começou a desenvolver correções para alguns dos problemas mais graves. (Contudo, a Krypto continua a dizer que as correções não são suficientes e que é preciso mais.)
Entretanto, a Google também já começou a investigar e a tentar corrigir alguns dos problemas. No entanto, é essencial que a gigante por detrás do Android trabalhe de forma próxima com as fabricantes, caso contrário a solução nunca será a ideal.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!