A ASUS tem estado nas bocas do mundo devido ao Zenfone 6, o que não é de estranhar. É um dos melhores topos-de-gama “budget” do mercado. Agora volta a estar nas notÃcias por outro motivo muito interessante. Falamos em concreto de uma parceria entre a ASUS e a Google que juntaram forças para desenvolverem um projeto chamado “Tinker Board”. Na prática é um mini-computador que tem tudo integrado, sendo que não é a primeira vez que ouvimos falar dele. É do tamanho de um cartão de crédito e permitem a criação de sistemas que podem funcionar com inteligência artificial.
ASUS e Google querem criar mini-computador que cabe na carteira
Os sistemas em questão são os Tinker Edge T e o Tinker Edge R. O primeiro é baseado no NXP i.MX8M com um chip Tensor Processing Unit que acelera o TensorFlow Lite. Já o Tinker Edge R é alimentado por um processador Rockchip RK3399 Pro que vem com uma unidade de processamento neural.
Estes mini-computadores suportam oficialmente os sistemas operativos Android e Debian. No entanto, nada evita que eles corram outros sistemas operativos.
Entretanto, tanto o Tinker Edge T e o Tinker Edge R têm arrefecimento ativo e as interfaces I/O mais comuns, como GbE, USB 3.0 e HDMI.
A ASUS e a Google posicionam o Tinker Edge T e o Tinker Edge R para diversas aplicações de inteligência artificial que necessitam de correr em soluções compactas e muito eficientes em termos energéticos.
Entretanto este fabricante pretende demonstrar os mini-computadores Tinker Edge T e Tinker Edge R na conferência IoT Technology 2019 que tem lugar no Japão que começa a 20 de Novembro. No entanto, o preço ainda é uma incógnita.
Olhando para tudo isto não há dúvidas de que a ASUS está a dar muitos passos certos e isto deve contribuir significativamente para o crescimento desta empresa. Claro que estes dispositivos poderão não ter um sucesso imediato. No entanto, com a popularização e com as aplicações certas, podem dar muito!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!