Há alguns dias noticiámos que a Sony tinha registado uma patente para um curioso cartucho… Que muitos pensaram ser um indício que a gigante Japonesa estava a trabalhar numa nova consola, uma PSP 2 ou PS Vita 2.
No entanto, estes rumores foram rapidamente postos de lado, devido a um registo de patente muito similar em 2018! Que afinal de contas, era apenas um periférico para uma linha de brinquedos da Sony. Mas meus amigos… Isto é mesmo para a PlayStation 5!
Afinal, os cartuchos eram para a grande novidade da PlayStation 5!
Portanto, como deve saber, a PlayStation 5 vai trazer um SSD super rápido para a nova geração de consolas. E pelos vistos, estes cartuchos são nada mais nada menos que aquilo que a Sony vai usar para meter a nova tecnologia na consola. Ora veja:
Ou seja, por qualquer razão que ainda desconhecemos, a Sony vai apostar em cartuchos com SSDs PCIe 4.0. Provavelmente para facilitar a troca dos jogadores, e claro… Vender unidades destas como se fossem pãezinhos quentes a sair do forno. Ao fim ao cabo, se hoje em dia os jogos já chegam aos 175GB, é bem provável que na próxima geração um singelo disco de 1TB não chegue para mais que 2 ou 3 jogos.
- Xiaomi Mi Note 10 – A melhor câmera do mercado a 450€!?
- (Nova baixa de preço) Xiaomi Mi 9T Pro com Snapdragon 855 a 300€!
Em suma, a Sony vai começar por oferecer cartuchos SSD de 1TB, 2TB e 3TB. O que em boa verdade, é uma grande atualização em relação ao 1TB da PS4 Pro e 500GB da PlayStation 4 original.
Dito isto, uma outra grande vantagem desta tecnologia é que os estúdios e ‘devs’ podem finalmente libertar-se das correntes do formato Blu-Ray BDLX. Que apesar de oferecer muito armazenamento, começa a ser escasso para os dias que correm! Isto já para não falar da velocidade de leitura que deverá andar pelos 5GB/sec… Ou seja, aquilo que a Sony dizia acerca dos tempos de ‘loading’ serem algo do passado, ganha ainda mais força com este Leak.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!