Depois do lançamento da versão 78 do Chrome no Android,a Mac, Windows e Linux e mais recente versão beta deste browser tão popular já está a ser disponibilizada. Dito isto, o Chrome 79 beta vem com diversas funcionalidades interessantes. Logo à partida temos o congelamento de separadores em computadores para poupar recursos, área de transferência partilhada e um trial de DNS-over-HTTPS.
Chrome 79 está melhor do que nunca! Veja todas as novidades!
A nova funcionalidade de “congelamento de separadores” no Chrome 79 funciona para economizar memória, CPU e aumentar a duração da bateria. Esta funcionalidade já está disponÃvel para as plataformas Mac, Windows e Linux, bem como para o Chrome OS. O funcionamento é simples. Os separadores que estiverem em segundo plano durante mais de cinco minutos serão congelados e não poderão executar tarefas. Há uma exceção para conteúdos áudio e vÃdeo.
Entretanto a Google também está a trabalhar numa área de transferência partilhada entre computadores e o sistema Android. Ela está disponÃvel quando se utiliza o botão direito do rato. Assim, o texto copiado pode ser partilhado com dispositivos ligados à mesma Conta Google e com o Chrome Sync ativado. Para não haver surpresas, o texto é criptografado ponta a ponta, não sendo possÃvel à Google ver o conteúdo.
Eis que chegamos agora à terceira grande novidade. Originalmente planeada para a versão anterior, o Chrome 79 foi quem a recebeu. Na prática, permite ligações DNS seguras com DNS sobre HTTPS. Isto impede logo para começar redirecionamentos maliciosos.
Para além do que já foi referido, o Chrome vai começar a assinalar sites que usam TLS 1.0 ou 1.1 como “Não seguros”. Esta medida começa a Janeiro de 2020.
Outra novidade do Chrome 79 é a API WebXR Device. Na prática permite aos programadores criarem experiências de realidade virtual baseadas na web para smartphones e outros dispositivos.
Entretanto, para terminar esta viagem pelas novas funcionalidades do Chrome temos um launcher para as apps web progressivas. É sem dúvida uma boa ideia.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!