Na passada quarta feira, a Google fez uma afirmação bastante curiosa! Dizendo que atingiu a ‘Supremacia Quântica’… Mas o que quer isto dizer? Pois bem, o objetivo da computação quântica é resolver equações a uma velocidade impossível de alcançar com o hardware atual.
Ou seja, enquanto um computador clássico processa informação de forma binária (0 ou 1), um bit quântico, codifica informação que pode ser 0 e 1 ao mesmo tempo.
A Google alcançou a “Supremacia Quântica”!
Portanto, de acordo com a própria Google, o novo processador quântico da empresa demorou 200 segundos a resolver uma equação matemática… Que os melhores computadores demorariam dez mil anos (sim, 10000 anos!). É algo extraordinário, apesar do cepticismo de algumas fabricantes rivais como a IBM, que sugere um claro exagero nos valores da Google.
No entanto, se acha que vai começar a processador folhas Excel à velocidade da luz, pode tirar o cavalinho da chuva. Esta tecnologia ainda está muito longe do mercado tradicional de consumo. As palavras vêm da boca do próprio presidente Executivo da Google (Sundar Pichai). Ora leia:
“Ainda temos um longo caminho a percorrer desde a experiência que desenvolvemos em laboratório, até ao desenvolvimento de aplicações práticas no mundo real.
Isto é comparável à corrida ao espaço… Para quê ir ao espaço sem chegar a sítio nenhum? No entanto, foi um grande passo para a ciência, visto que permitiu aos seres humanos vislumbrar possibilidades de viagem completamente novas… Para a lua, para Marte, ou até para galáxias além da nossa.”
Em suma, o futuro da computação é realmente brilhante! Agora resta saber se vamos ser nós a experienciar tudo isto, ou se cabe aos nossos netos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!