Tab Freeze -> Caso não saiba, o Google Chrome tem cerca de 67% da quota de mercado nas suas mãos. Com o Firefox a ocupar a segunda posição com apenas 9.21%… Ou seja, o browser da Google é tão dominador, que o rival mais próximo nem chega aos dois dígitos de quota de mercado.
Isto é ainda mais extraordinário, quando temos em conta que ~95% das máquinas chegam ao mercado sem o Google Chrome pré-instalado. Ou seja, os utilizadores vão ativamente à procura do navegador da gigante da pesquisa. (Apenas os ChromeBooks chegam ao mercado com este browser por defeito)
O que na verdade faz todo o sentido, quando temos em conta o design minimalista, o acesso aos serviços da empresa, o uso da nossa conta Google que sincroniza tudo e mais alguma coisa, bem como as funcionalidades de segurança que tem debaixo do capô, mantendo a sua super velocidade.
No entanto, a velocidade nunca é suficiente para os utilizadores! Por isso, a Google já está a testar algumas coisas novas de forma a aumentar ainda mais o ‘speed’ do browser mais popular do mercado.
O Google Chrome tem novidades para o tornar ainda mais rápido! Já experimentou?
Portanto, foi descoberto nos últimos dias que a Google adicionou uma nova funcionalidade à versão ‘Canary’ do Chrome de seu nome ‘Tab Freeze’, que foi pensada apenas e só para tornar a experiência mais leve e ainda mais rápida, ao reduzir o loading das abas em segundo plano.
Em suma, o Chrome vai passar a dar menos importância às abas que estão há mais tempo em segundo plano.
Dito isto, o Google Canary é uma versão de desenvolvimento, que como o nome indica, oferece acesso às funcionalidades experimentais da navegador. Contudo, para as utilizar precisa de as ativar manualmente. Veja como:
- Escreva ‘chrome://flags’ na barra de endereço e carregue no Enter
- Na caixa de pesquisa escreva ‘Tab Freeze’
- Meta a flag para uma destas opções: ‘Default’, ‘Enabled’, ‘Enabled Freeze – No Unfreeze’, ‘Enabled Freeze – Unfreeze 10 seconds every 15 minutes.’
Entretanto, se não achar muita piada à funcionalidade, apenas precisar de seguir os mesmos passos para a desativar (‘Disabled’).
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.