O Windows Defender já vem incluido com o Sistema Operativo Windows 10. Dito isto, no passado, as soluções integradas da Microsoft sempre foram um autêntico motivo de gozo… Contudo, na verdade, o ‘Defender’ é realmente uma das soluções mais decentes do mercado, especialmente se tivermos em conta que é um software completamente gratuito.
E isto nem somos nós que estamos a afirmar, é o resultado de um estudo independente, em que o Windows Defender foi capaz de atingir os mesmos ou melhores resultados que os grandes da indústria. Aliás, esta nem é a primeira vez que o Defender impressiona… Afinal de contas, em Agosto passado, o Anti-Vírus foi classificado como uma das melhores soluções de proteção do mercado.
Algo que se repetiu agora, depois do AV-Comparatives ter publicado o relatório de Setembro de 2019.
O Windows Defender é mesmo um dos melhores Anti-Vírus do mercado!
Portanto, o Defender da Microsoft conseguiu alcançar uns brutais 99.96% no raking de proteção Online. O que por sua vez mete o programa no Top 10 do AV-Comparatives, conseguindo bloquear 10,552 malwares de um total de 10,556.
Contudo, o anti-vírus com a pior performance, conseguiu bloquear 10,537. Ou seja, a diferença entre os programas do top 10 não é muito significativa.
Apesar da excelente pontuação, o Windows Defender ficou atrás do Avast, AVG e Trend Micro que conseguiram alcançar os 100% de proteção. Posteriormente, podemos encontrar o McAfee com 99.82% e o Total Defende também com 99.82% (Que são planos pagos)
A história muda quando falamos na performance de deteção…
Como parte do teste, o AV-Comparatives decidiu perceber o quanto estes programas precisam da ‘Cloud’ para descobrir ameaças. Ou seja, se estes anti-virus se conseguem safar sem uma ligação à Internet.
Infelizmente para a o Windows Defender, as coisas acabaram por correr terrivelmente mal neste campo. Com uma taxa de deteção de apenas 29.7%… Para referência, a deteção offline do Avast é de 97.4%. No entanto, o Defender nem foi o pior, visto que o Panda Antivirus conseguiu apenas 28.6% e o Trend Micro apenas 20.9%.
Ainda assim, a maioria dos utilizadores estão quase sempre ligados à Internet, e aqui a Microsoft consegue alcançar os 76.3% de deteção. Ficando um pouco atrás das rivais, que conseguiram chegar aos ~90%.
Além de tudo isto, a performance nos Falsos Positivos também poderia ser melhor, com o Defender a identificar 13 ficheiros de forma errada! Mas… nem sequer foi o pior. Visto que um dos programas em teste chegou a identificar 40 ficheiros que não tinham problema algum. (Os melhores foram o ESET e o Kaspersky que não tiveram qualquer Falso Positivo)
Em suma, apesar de algumas falhas, o Windows Defender é sem grandes dúvidas um dos melhores anti-virus do mercado. Especialmente quando temos em conta que é pouco intrusivo… E claro, é de borla.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!