Apesar de nenhuma placa gráfica AMD Radeon da atual geração suportar o afamado DXR (Microsoft DirectX Raytracing), parece que a empresa já anda a meter código a pensar na funcionalidade nas suas drivers desde o passado mês de Julho!
A AMD vai começar a suportar Ray Tracing via software já a partir de Dezembro! (Link)
Portanto, de acordo com as mais recentes imagens de um evento AMD na China… A empresa que está agora a gozar um período de sucesso tremendo, sugeriu aos presentes que uma próxima atualização de drivers irá trazer novas funcionalidades a pensar no Ray Tracing.
O que é realmente curioso, especialmente quando foi descoberto que a AMD já tem código Ray Tracing nas suas drivers Radeon desde a versão Adrenalin 19.7.2 de Julho. (Fonte)
No entanto, apesar deste código estar presente, a AMD nunca o ativou no software propriamente dito. Afinal de contas, nenhuma das placas gráficas da empresa tem suporte oficial à tecnologia… Isto enquanto a NVIDIA já conta com Ray Tracing a nível de hardware desde o lançamento das primeiras RTX 20.
Em suma, a AMD tem muita sopinha para comer, visto que a NVIDIA já tem placas Ray Tracing no mercado há mais de um ano!
Dito isto, a AMD está com alguma pressa na implementação de algumas funcionalidades, enquanto também trabalha no lançamento da segunda vaga de placas RDNA, que já deverão ter núcleos de processamento dedicado para o Ray Tracing. (Aliás, os GPUs AMD das consolas de nova geração PS5 e Xbox Scarlett, irão ter suporte a Ray Tracing por hardware, apesar de serem técnicas diferentes.)
Ademais, tem alguma placa gráfica AMD no seu PC? Está à espera do suporte ao Ray Tracing via software? Ou será que faz mais sentido esperar pelas próximas gerações de placas gráficas, para ter algo mais a sério?
A AMD já tem código Ray-Tracing nas duas drivers desde Julho – Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!