A Microsoft lançou uma atualização cumulativa para todas as versões do Windows 10, incluindo a versão 1903 (atualização de maio de 2019). Para justificar o lançamento o gigante de Redmond afirmou que era uma atualização de segurança necessária. No entanto, embora a atualização tenha corrigido alguns problemas, parece ter introduzido outro problema no menu Iniciar. Lembramos que, não é a primeira vez que o menu Iniciar é interrompido após uma atualização. No início deste mês, as atualizações da Patch Tuesday já tinham causado problemas neste menu para alguns utilizadores. Na altura, a Microsoft marcou estes problemas como resolvidos uma vez que, simplesmente, não os conseguiu encontrar.
Gosta do Menu Iniciar? Então não instale o último update do Windows!
O último problema relatado no Reddit e nos fóruns do Microsoft Answers revela que o Menu Iniciar falha ao abrir quando se dá um clique nele e mostra o erro “Erro crítico: o menu Iniciar não está a funcionar”. Entretanto os utilizadores que estão a ver este problema revelam que a única forma de o corrigir é revertendo a atualização cumulativa (KB4524147 – build 18362.388).
As notas de versão desta atualização não mencionam nenhum problema conhecido, o que deixa adivinhar que ele pode não estar generalizado. Também não sabemos se esta situação está relacionada com os problemas anteriores das atualizações do Patch Tuesday deste mês ou se chegaram com as atualizações mais recentes.
Se está com este bug, a única solução, para já, é desinstalar a atualização problemática. Para isso vá até Windows> Atualização e Segurança> Windows Update> Histórico de Atualizações. Posteriormente clique em ‘Desinstalar Atualizações’ e remova a KB4524147. Uma sugestão alternativa listada no fórum do Microsoft Answers envolve a reinstalação do Menu Iniciar através de um comando PowerShell. No entanto, é altamente recomendável que execute essas etapas apenas se tiver bons conhecimentos da linha de comando.
O Windows 10 versão 1903 teve algumas atualizações problemáticas, incluindo as que introduziram o bug de alta utilização do processador ou o que “matou” adaptadores de rede para os utilizadores. Enquanto alguns podem ser muito significativos, outros não, dado não serem demasiado graves ou não estarem muito generalizados.
Leia também:
Windows 10 tem um novo update. O que será que vai estragar?
Microsoft Windows 10: Atualização de Maio de 2019 já está disponível!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!