Fazer Jailbreak a um iPhone já não é algo tão popular como num passado bem recente. Ainda assim, a caça à s vulnerabilidades e ‘bugs’ ao Sistema Operativo iOS da Apple são uma constante.
A intenção é óbvia, passar a perna à s medidas de segurança do iOS para conseguir instalar software que não existe na App Store… Ou então para atividades mais nefastas, como ter acesso ao aparelhos de outras pessoas.
A Apple tem tentado lutar com todas as armas contra as muitas tentativas de Jailbreak aos seus aparelhos! Contudo, nem sempre é possÃvel evitar o trabalho dos ‘hackers’ e ‘developers’
Curiosamente, a Apple até tem um programa ‘Bounty’ para evitar que estas descobertas cheguem a público, oferecendo quantidades de dinheiro bastante interessantes para quem leva os muito populares bugs ‘Zero Day’ à empresa responsável pelo iOS.
No entanto, há sempre algumas personalidades que preferem partilhar tudo com a comunidade.
Foi exatamente isto que o utilizador do Twitter axi0mX fez na passada sexta feira, partilhando um ‘epic jailbreak’ denominado de checkm8 que funciona em todos os aparelhos iOS desde o iPhone 4s até ao iPhone X, onde podemos também incluir todos os iPads que foram lançados nesta mesma janela temporal.
Portanto, existem milhões de aparelhos iOS afetados e que potencialmente poderão ser ‘jailbreaked’. Contudo, é preciso perceber que aquilo que foi partilhado não foi um ‘jailbreak’ propriamente dito… Foram apenas as descobertas iniciais que poderão levar a um algum tipo de execução de código no aparelho, sem o consentimento da Apple. Depois de muito trabalho e desenvolvimento dentro da comunidade, é possÃvel que venha a existir um Jailbreak para estes aparelhos.
E os restantes utilizadores que não querem saber do Jailbreak? Têm os seus dados em risco?
Segundo o Hacker, a vulnerabilidade não pode ser ativada sem acesso fÃsico ao aparelho, visto que é preciso acesso USB. Por isso, não existe qualquer risco associado ao seu iPhone ou iPad, a não ser que deixe o hacker meter as mãos no seu aparelho… E nessa altura… Bem, não é preciso ser grande pirata para ter acesso à informação.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!