O próximo topo-de-gama da Huawei, o tão aguardado Mate 30 Pro, vai ser apresentado dentro de dias e este vai ser um lançamento diferente de todos os outros. Porquê? É que a Huawei já confirmou que o Mate 30 Pro será lançado sem nenhuma aplicação da Google. Em vez disso, virá com alternativas de terceiros numa versão personalizada do Android 10. Mas o que será do Huawei Mate 30 sem Google Play? Há alternativas.
Confirmado: Huawei Mate 30 Pro sem Google Play, Gmail e Maps
Esta é uma notÃcia com impacto. Para quem não sabe, o pacote de aplicações da Google inclui algumas ferramentas muito utilizadas, como o Google Maps, Google Drive, Google Assistant, Gmail e Google Play Store. Numa conferência na IFA, Wang Chenglu, responsável de software de consumo da Huawei, afirmou que a empresa está a desenvolver alternativas à s aplicações e serviços da Google, incluindo navegação GPS.
Apesar da perda de aplicações da Google, parece que o Mate 30 vai ter à mesma a versão mais recente do Android. É que na prática este sistema operativo é de código aberto, o que significa que qualquer um pode utilizá-lo.
Ou seja, não teremos o HarmonyOS no Mate 30 nem qualquer outro sistema operativo alternativo. O mesmo acontece com o Mate X.
De acordo com o Nikkei Asian Review, a gama Mate 30 será a primeira a chegar sem os serviços da Google. O Mate X, o smartphone dobrável da Huawei, será o segundo dispositivo disponÃvel sem aplicações da Google.
Por um lado é verdade que isto pode ser complicado para os fãs da Huawei, especialmente pela Google Play Store, mas isto não quer dizer que os utilizadores não vão poder ter acesso às apps que utilizam normalmente como o Facebook, Instagram e outras. Na realidade podemos ter praticamente tudo. Não temos o Gmail, mas podemos configurar a conta no cliente de email da Huawei. O mesmo acontece com os serviços de fotos e outros. É verdade que o Maps e a Play Store fazem falta. Mas algo vai chegar para resolver isto.
Uma coisa tenho a certeza. A Huawei a vencer isto, cuidado Google e outras empresas. É que este ataque pode ser um verdadeiro game changer se as marcas chinesas se resolverem unir contra o domÃnio norte-americano.
Leia também:
Huawei Mate 30 Pro sem Google? Não há problema!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!