A Huawei está a preparar-se para revelar novidades muito interessantes. Na IFA teremos o novo processador para dispositivos móveis. Depois até ao final do ano vamos poder contar com o tão esperado dobrável e ainda com a nova gama Mate 30 que será anunciada durante este mês de Setembro. No entanto e a faltar já pouco tempo para os primeiros lançamentos a Huawei tem tido as mãos muito ocupadas. Lidar com a preparação dos eventos não é nada de especial para a Huawei. Agora ter de voltar a lidar com as questões relacionadas com os Estados Unidos e sobretudo com a Google não é propriamente fácil. O que pode fazer um Huawei Mate 30 Pro sem Google?
Huawei Mate 30 Pro sem Google? Não há problema!
As últimas notícias têm dado conta que o Mate 30 e claro o Mate 30 Pro, serão lançados sem os serviços da Google. Ou seja, sem a loja Google Play, Maps ou Gmail. Tudo isto devido à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China.
Olhando para isto, o primeiro sentimento, é ficarmos assustados. Vamos comprar um smartphone que não tem os serviços da Google? E depois as aplicações? E o Maps? Seria muito estranho que não houvesse alternativa. De facto, segundo os últimos rumores, há.
A solução, para já, não reside num sistema operativo alternativo. Neste momento o Harmony OS ainda só está a funcionar nas Smart TVs.
A saída disto passa por lançar o Mate 30 e o Mate 30 Pro sem Google (ao nível de serviços e afins), a não ser a versão open-source do Android. Depois será possível carregar as apps da Google. Ou seja, como se fosse uma espécie de add-on.
Isto faz-me recuar alguns anos no tempo quando instalava roms num smartphone antigo da Huawei que vinha sem estas apps e mais tarde era possível adicioná-las. Não será bem deste modo, uma vez que tudo terá de ser simplificado para os utilizadores finais. No entanto, o que é importante é que já existe um plano de contingência.
Entretanto resta agora saber como é que todo o processo se vai realizar. Isto só deverá ser conhecido no dia 19 de Setembro, quando a Huawei oficializar os novos equipamentos.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!