O suporte às redes de nova geração 5G ainda é extremamente limitado. Basta olhar para o número de aparelhos com suporte à funcionalidade, e também a aposta pouco ambiciosa das muitas fornecedoras de rede móvel. Ou seja, é bem provável que o 5G chegue com toda a sua força ao mercado, num espaço entre os 5-10 anos. (Dependendo do país em questão claro está)
Pois bem, apesar do 5G ainda ser um ‘bebé’… Algumas gigantes da indústria já estão a trabalhar no seu sucessor, o 6G!
Uma destas gigantes é a Huawei, que já começou o desenvolvimento de redes 6G nos seus laboratórios em Ottawa no Canadá. Curiosamente, a empresa Chinesa que tem estado em mais lençóis com a administração liderada por Donald Trump, está a trabalhar muito de perto com 13 Universidades e Institutos de pesquisa neste projeto.
Dito isto, o vice-presidente da parceria aqui mencionada (Song Zhang), veio a público dizer:
“O 5G é extremamente recente, mas o 6G faz parte da evolução 5G.”
Portanto, com o 5G ainda na sua infância, a Huawei estima que a rede de nova geração apenas chegue ao estado ‘mainstream’ daqui a qualquer coisa como 10 anos. Por isso, não espere o 6G antes de pelo menos 2030.
A Huawei está a fazer esta parceria com o Canadá… Contudo, o país ainda não decidiu se está disposto a utilizar a tecnologia da empresa na sua infra-estrutura 5G.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Nova fábrica no Brasil? Huawei investe 800 milhões rumo ao 5G!
A Huawei quer estar presente em força no continente americano e existem várias de o conseguir. Sim, não é necessário que essa presença chegue necessariamente através dos Estados Unidos. Dito isto e segundo o governador de São Paulo, no Brasil, a gigante Huawei quer investir 800 milhões numa nova fábrica em São Paulo. Este investimento será distribuído pelos próximos três anos.
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!