Ainda no inicio deste mês, o presidente francês Emmanuel Macron, anunciou que iria criar uma força espacial Francesa. Isto porque segundo ele, é necessário uma equipa que fique responsável pela defesa dos satélites. Mas será mesmo só por isso?
Apesar de o assunto ser bastante sério, apanhou alguns de surpresa. Porque para além de uma força espacial, o presidente francês deseja ainda que sejam construídos nano-satélites equipados com armas e Lasers.
Há quem diga que é um esforço de proteção contra os Aliens!? Mas falando mais a sério… É uma operação que custará muitos milhões de euros… E ninguém sabe muito bem para quê!
A ministra Florence Parly, anunciou que o país irá retirar cerca de 700 milhões de euros do orçamento militar… Para deste modo atribuí-lo à defesa espacial! Aliás, até 2025 serão investidos mais 4,3 mil milhões de euros em todo o projecto.
Onde será investido todo este dinheiro?
Aparentemente, o dinheiro servirá para actualizar a rede de satélites franceses, Syracuse. Que são operados por militares da marinha.
Isto porque como já mencionámos em cima, os satélites serão incorporados com câmeras capazes de reconhecer possíveis inimigos. E ainda metralhadoras e Lasers em caso de ataque.
Para além disso, outro dos objectivos desta melhoria, reside na capacidade que os satélites terão de proteger pontos estratégicos do globo. E ainda de lançar novos satélites no caso de se perder algum.
Será que esta forte preparação a nível espacial serve de preparação a conflitos com outros países?
Segundo algumas palavras da ministra francesa, o objectivo não é atacar satélites de outros países. “Defesa activa, não é uma estratégia ofensiva. É apenas autodefesa.”
Para além disso a ministra afirma ainda que todo este equipamento não irá interferir com o Tratado do Espaço Exterior. Que proíbe explicitamente qualquer tipo de arma de destruição em massa.
Em suma, parece que este movimento por parte da França servirá apenas como autodefesa. E que nada temos a temer… Bem, pelo menos por enquanto.
Gostou do que leu? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!