Oops!? Huawei apanhada a ajudar a Coreia do Norte? – Todo o esforço que a Huawei está a ter, para reconquistar a confiança dos consumidores e sobretudo da administração Norte Americana, teve agora um revés sério… Afinal de contas, de acordo com alguns documentos obtidos pelo The Washington Post, a gigante Chinesa ajudou a Norte Coreia a desenvolver a sua rede 3G.
Huawei está novamente debaixo de fogo, devido a um alegado envolvimento no desenvolvimento da infra-estrutura 3G da Coreia do Norte
Os documentos afirmam que a Huawei fez uma parceria com a Panda International. De modo a participar em vários projetos na Coreia do Norte. (Isto, durante 8 anos!) Na lista de projetos é possÃvel encontrar a rede 3G do paÃs, que aparentemente é utilizada para espiar todos os cidadãos e empresas.
Em suma, através da Panda International, a Huawei foi capaz de passar debaixo do radar, enviando o seu hardware para o paÃs.
Portanto os documentos ‘leaked’ contam com contratos, encomendas e até folhas de cálculo com várias informações. Tudo informações já confirmadas por um ex-empregado da Huawei.
Ok… Mas qual é o problema de participar nos projetos da Coreia do Norte?
Caso não saiba, desde Maio que a Huawei está em maus lençóis com o governo liderado por Donald Trump. Devido a todo o medo que existe à volta da ameaça de espionagem, que as infra-estruturas de fornecimento de rede, e smartphones representam aos Estados Unidos.
Mas neste caso, o problema é outro! A Huawei usa tecnologia Norte Americana nos seus componentes. E claro está, fornecer estes produtos à Coreia do Sul viola as sanções e leis de exportação impostas pelo governo encabeçado por Donald Trump.
Algo que como deve imaginar, não vai melhorar a relação entre as duas partes.
Para finalizar, estamos neste momento à espera de comentários oficiais, tanto do governo Norte Americano, como da Huawei.
Oops!? Huawei apanhada a ajudar a Coreia do Norte? – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!