Boas notícias para os amantes dos telemóveis mais básicos, mas que ansiavam por usar ferramentas como o WhatsApp. Por exemplo, para os utilizadores do Nokia “banana phone” 8110. O KaiOS, sistema operativo baseado no FirefoxOS concebido para modelos simples e baratos, tem finalmente uma versão desta ferramenta.
A App pode ser transferida a partir da KaiStore e funciona em dispositivos KaiOS com 256MB ou 512MB de RAM. A partir do terceiro trimestre deste ano deverá vir também integrado em telemóveis com este sistema operativo.
O anúncio foi hoje feito pela KaiOS Technologies, que garante o suporte a chamadas e mensagens. Além disso, esta versão do WhatsApp inclui criptografia de ponta a ponta, tal como acontece nas versões Android e iOS.
A KaiOS tem sido um parceiro essencial para nos ajudar a levar mensagens privadas a este tipo de telefones. Fornecer o WhatsApp no KaiOS ajuda a preencher a lacuna para ligar amigos e familiares de maneira simples, fiável e segura”, afirmou Matt Idema, COO do WhatsApp.
Por seu lado, o responsável da KaiOS Technologies destaca o alargamento do alcance do WhatsApp a um novo grupo demográfico. “Esforçamo-nos para tornar a Internet e os serviços digitais acessíveis para todos e oferecer o WhatsApp em telefones com recursos inteligentes é um grande salto em direção a esse objetivo.”
Em termos práticos, o WhatsApp foi disponibilizado gradualmente para dispositivos KaiOS selecionados durante último ano. Chegou ao Nokia 8110 em abril, mas apenas na Índia, e está a partir de hoje disponível a nível global.
Nos mercados ocidentais, telefones como o Nokia 8110 são posicionados para utilizadores que pretendem ficar longe das Apps mais modernas. Mas nos países em desenvolvimento o baixo preço, a simplicidade e a elevada autonomia da bateria são essenciais.
Em muitos desses países, o WhatsApp pode ser uma ferramenta de comunicação quase essencial. E, desta forma, os utilizadores deixam de estar dependentes de um smartphone para usar a ferramenta.
O KaiOS é um sistema operativo leve que está atualmente disponível num pequeno número de modelos de telemóveis. Começou como uma derivação do FirefoxOS, após a Firefox desistir da ideia de um OS para telefones.
Entretanto, a KaiOS Technologies já atraiu investimento da Google, que fez chegar os comandos por voz do Assistente Google à plataforma no início deste ano.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!