(Especial) Quando é que os Carros Elétricos vão dominar o mercado?

Parece cada vez mais óbvio, que o futuro do mundo automóvel passa pelos carros elétricos! Prova disso é o compromisso da BMW em lançar 25 modelos elétricos até 2023, e também o acordo fechado entre a Ford e VW, para a partilha de tecnologias no desenvolvimento destes veículos.

Contudo, no mesmo evento em que a BMW anunciou o seu renovado foco nos carros elétricos, um dos seus executivos (Frohlich) disse:

  • “A mudança para os carros elétricos é um mito exagerado.”

Dito isto, primeiramente vamos estudar um pouco os números do mercado

Atualmente na Europa, as vendas de carros elétricos subiram 88% (Ano após ano), enquanto as vendas dos carros a gasolina subiram subiram 5%, híbridos desceram 5%, e finalmente os carros a gasóleo desceram 18%.

BMW

Em boa verdade,  mudança não tem sido natural… Parece ser movida por interesses!

No fundo, a BMW está a ser forçada a parar o desenvolvimento de motores a diesel. Isto, porque o redesign de cada modelo está a ficar cada vez mais caro. Tudo devido ao facto da legislação estar cada vez mais pesada. (Para proteger o ambiente)



Além disto, vamos ainda ver sacrificados o modelo 1.5L de três cilindros, o motor de seis cilindros turbo e ainda o clássico V12. No entanto, Frohlich disse que a BMW poderia inundar o mercado com carros elétricos se quisesse… Mas quem os compraria?

Portanto, é fácil chegar à conclusão que muitos fabricantes de veículos não sentem grande entusiasmo em relação à cada vez mais provável mudança, apesar das suas equipas de marketing quererem passar uma mensagem otimista.

Tudo a pensar no dinheiro…

Afinal de contas, o que tem acontecido até aqui, têm sido escolhas a dar primazia aos lucros, em vez de respeitar os regulamentos impostos pelos vários países, e claro, a gigante União Europeia. (Temos o exemplo do recente ‘Dieselgate’, que não só envolveu a gigante VW, como outras fabricantes bem famosas do meio.)

Em suma, os carros elétricos têm margens de lucro mais reduzidas… E por isso, as fabricantes querem continuar a apostar nos combustíveis fósseis!

Model 3

Sendo assim, segundo as leias base do mercado, seria expectável que as fabricantes seguissem aquilo que os consumidores realmente querem. O que segundo os mais recentes estudos, são mesmo os carros elétricos.

Tudo isto mesmo tendo em conta o facto de vários consumidores ainda estarem de pé atrás com a tecnologia, devido à incerteza acerca de potenciais problemas, e claro, falta de autonomia.

Contudo, verdade seja dita, os carros elétricos são muito mais fiáveis que qualquer outro carro ‘normal’. Devido à simplicidade do seu sistema de motorização, que tem muito menos peças móveis. O que por sua vez, leva a menos dinheiro gasto na oficina.



É também verdade que vários consumidores têm algum medo quanto à segurança destes veículos. No entanto, de forma muito curiosa, nos Estados Unidos, os 5 carros a combustão mais populares do mercado… Estão todos abaixo dos carros elétricos mais populares, nos testes de segurança.

Dito tudo isto, apesar de a nível de segurança e problemas, não existir causas para preocupação… A autonomia ainda assusta muita gente!

E existe razão para isso, visto que dependendo do país, as redes de carregamento tanto podem ser decentes como uma autêntica vergonha! Mas vamos deixar isto para outro artigo.

Conclusão

Em suma, muitos fabricantes e até stands de venda, estão a torcer o nariz à eletrificação da frota de carros de cada país. Tudo em nome dos lucros, e também devido ao facto de muitos consumidores estarem de pé atrás.

Assim, se por acaso todos os mal-entendidos tivessem sido eliminados… E existisse uma aposta séria das fabricantes. Quem sabe como estaria o mundo automóvel hoje dia?


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também