O Google+, que foi fechado em abril, pode ter sido a tentativa mais popular (embora com pouco sucesso) de criar uma rede social concorrente do Facebook. No entanto, não foi a primeira. Tecnicamente, foi a quarta – seguindo os passos de outros sistemas como o Google Buzz, Google Friend Connect e Orkut que assumiu bastante importância na Índia e no Brasil. De facto, o Google+ prometia muito e até era interessante. Ainda assim nunca conseguiu conquistar propriamente os utilizadores. O que vai acontecer com a Shoelace?
Shoelace: Google prepara nova rede social! Conheça os pormenores!
Na sequência do encerramento do Google+ em abril, a empresa voltou a trabalhar noutra ideia para uma aplicação de rede social. Desta vez, no entanto, em menor escala.
A nova app chama-se Shoelace e vem da incubadora interna da Google, a Area 120. Na prática é uma aplicação para organizar eventos e atividades, chamados “Loops”, que o torna semelhante aos eventos do Facebook.
Atualmente está a ser testado exclusivamente em Nova York. Se tudo correr bem, em breve teremos uma distribuição mais ampla.
Como refere o conhecido site Android Police, o Shoelace é bastante semelhante a uma tentativa anterior da Google criar um organizador de eventos. Chamava-se Schemer. Foi lançado em 2011 e foi descontinuado em 2014.
Ao contrário do Facebook e do Google+, a nova rede social tem como objetivo organizar e gerir eventos locais e encontrar novas pessoas que se possam interessar por eles.
Neste sentido, faz lembrar uma espécie de Tinder. Pelo menos tenta combiná-lo com pessoas com interesses semelhantes. Assim ajuda a organizar eventos em torno desses interesses. Ou seja, um Tinder menos quente e mais voltado para a amizade e para eventos.
Esta app so está disponível para convidados e confirme referimos esta a ser testada em Nova York. Para já não há versão web. Entretanto é ao nível de plataformas suportadas funciona em equipamentos com o Android 8.0 e superior e iOS 11 e superior.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!