É muito provável que já tenha ouvido falar do HongMeng OS, afinal de contas é o sistema operativo alternativo da Huawei, que poderá vir a equipar todos os smartphones da empresa! Isto, depois dos problemas que existiram com a proibição de Donald Trump.
Pois bem, os primeiros ‘testers’ já vieram a público dizer que o novo sistema operativo é bastante diferente do atual EMUI (versão personalizada do Android da Huawei)
Primeiramente, existe uma nova animação de inicialização no Huawei Mate 30. (Aparelho que está a ser usado como teste para o SO.)
Além disto, apesar de existir formas de personalizar a interface, é bastante diferente daquilo que encontramos actualmente no EMUI. Sendo muito curiosamente mais parecido com aquilo que a OnePlus oferece no seu Oxygen OS.
Os ícones foram completamente redesenhados para dar a sensação que estão a saltar do ecrã. Depois encontramos ainda um novo painel de notificações, uma grande barra de pesquisa, novos tons de toque, um novo sistema de lembranças. E ainda uma interface para a câmera super simples.
Esta última acaba por ser a mais curiosa… É que em boa verdade, os mais recentes smartphones topo de gama da Huawei são reconhecidos pela sua qualidade fotográfica!
No entanto, no HongMeng a aplicação dedicada para as câmeras é extremamente mais simples. Portanto, não espere a mesma experiência de fotografia, se por acaso é fã da app que tem no seu Huawei.
No fundo, ainda não sabemos muita coisa acerca do HongMong OS… Ainda assim, vários relatos chegaram à Internet, a mencionar que as grandes empresas Chinesas Oppo e VIVO, estavam a participar no teste ao software. Chegando à conclusão que o novo Sistema Operativo era 60% mais rápido em relação ao Android.
O que até faz sentido, se o SO chegar ao mercado com aplicações menos complexas e menos funcionalidades.
Contudo, como o CEO da Huawei diz, a velocidade pode estar lá! Mas a verdade é que a Huawei não tem ainda um ecossistema de aplicações à altura da Google Play Store
Por isso, a empresa tem tentado fazer o maior número de contactos possível, para tentar trazer as aplicações chave da Google Play Store, para a sua própria loja. O que claro está, nos incida que este esforço para fugir às garras da Google, ainda está muito longe daquilo que a Huawei desejaria.
Em suma, se por acaso não for garantida uma licença à Google, para a comercialização do Android até ao dia 19 de Agosto. É muito provável que o novo Huawei Mate 30 Pro chegue ao mercado equipado com o HongMeng OS… Em vez do preferível Android Q.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!